SP: Placas de ruas e avenidas poderão indicar bacias hidrográficas

Boa parte da população da cidade de São Paulo não sabe, mas caminha sobre três mil quilômetros de cursos de água todos os dias

Notícias
 

Fonte: Planeta Sustentável  |  Autor: Marina Maciel  |  Postado em: 14 de julho de 2014

Objetivo é resgatar a memória hídrica da cidade

Objetivo é resgatar a memória hídrica da cidade

créditos: deadoll/Creative Commons

 

Agora, novo Projeto de Lei, aprovado em segunda votação no dia 02/07, pretende identificar e sinalizar as bacias hidrográficas debaixo do asfalto.

 

Criado pelo vereador Ricardo Young (PPS) em cooperação com a ONG Rios e Ruas (parceira do Planeta Sustentável no Planeta no Parque 2014), o PL 858/2013 determina a inclusão do nome das bacias hidrográficas nas placas de todas as vias e logradouros públicos sobre os quais estão situadas.

 

O objetivo da alteração nas placas é mostrar às pessoas a existência dos rios que passam sob ruas e avenidas de seu trajeto diário. "Isso também permitirá que a população conheça mais profundamente a história da cidade, se aproprie do bem público e, sobretudo, se conscientize sobre sua responsabilidade em relação à preservação dos recursos naturais", aponta a justificativa acostada ao projeto.

 

Segundo os idealizadores, o projeto é um esforço para resgatar a memória hídrica da cidade. Isso porque as bacias hidrográficas serviam como delimitação natural dos bairros no início da formação de São Paulo, mas o processo de urbanização e o crescimento desornado sufocaram e esconderam os rios.

 

O PL será enviado ao Executivo, para sanção pelo prefeito Fernando Haddad.

 

Leia também:

No lugar mais rico da América do Sul, a vida do pedestre vale pouco 

Nova ciclovia em SP passa por pontos turísticos da cidade 

Haddad dá sinal verde a transporte hidroviário em São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário