Helsinque quer estar livre de carros até 2025

Para banir o uso do carro particular, capital da Finlândia planeja integrar todos os modos de transporte público e criar aplicativos que facilitem os serviços

Notícias
 

Fonte: Ciclovivo  |  Autor: Redação / Ciclovivo  |  Postado em: 15 de julho de 2014

Em 10 anos, capital da Finlândia quer tirar o carr

Em 10 anos, capital da Finlândia quer tirar o carro das ruas

créditos: Michael Day/Flickr

 

A capital finlandesa, Helsinque, pretende estar praticamente livre dos carros até 2025. A saída para alcançar este objetivo: tornar o transporte público tão eficiente, que os moradores não terão vontade de tirar seus automóveis particulares da garagem.

 

O projeto pretende transformar o transporte coletivo em uma estrutura mais personalizada e prática, conforme informado pelo jornal britânico The Guardian. Todos os diferentes modais oferecidos pelas autoridades públicas devem ser interligados, ao mesmo tempo em que os usuários conseguem ter acesso aos horários, trajetos e demais informações por um aplicativo no celular.

 

A tecnologia não servirá apenas para informar, mas também deve permitir que os passageiros solicitem paradas de ônibus fora dos pontos, para maior comodidade. Por meio do aplicativo, a população também poderá pedir, usar e pagar por outros tipos de serviços, como táxis, bicicletas e até carros compartilhados.

 

Atualmente a cidade europeia já possui um serviço de micro-ônibus em que os usuários especificam seus próprios pontos através do aplicativo e a informação é transmitida ao motorista. Mas Helsinque pretende ir ainda mais longe.

 

Mesmo sendo uma proposta promissora, ainda há quem critique por considerar a medida mais restrita do que deveria ser e um tanto segregadora, já que as facilidades atendem só a pessoas que têm smartphones. Independente disso, a ideia de tornar o sistema mais eficaz já é um exemplo para outras cidades do mundo que precisam de renovação no sistema de transporte coletivo para atrair cada vez mais a população.

 

Leia também:

Finlândia cria sistema de transporte que mescla táxi e ônibus

Onde as pessoas estão pedalando? 

A nova mobilidade urbana chega à Europa até 2020

Infográfico: o transporte sustentável nas cidades europeias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário