Transporte particular absorve 79% do custo da mobilidade urbana

Este o resultado de pesquisa da ANTP que estimou custos de passageiros e motoristas de carro e moto e do poder público com os modos individuais

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: André Monteiro  |  Postado em: 29 de julho de 2014

Transporte individual: 79% dos custos da mobilidad

Transporte individual: 79% dos custos da mobilidade

créditos: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

 

O transporte individual representa 79% dos custos da mobilidade nas maiores cidades do país, destaca a matéria de hoje (29) do jornal Folha de S. Paulo, assinada pelo repórter André Monteiro. Os dados sobre o alto custo dos modos por carro e moto constam da última pesquisa da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos do SIM  - Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, baseado no ano de 2012. 

 

É apresentada a estimativa tanto os custos individuais, por exemplo o gasto de passageiros com tarifas e de motoristas com combustível, quanto os custos arcados pelo poder público, como a manutenção de ruas e avenidas nas cidades. Também entraram na conta gastos referentes a poluição e acidentes de trânsito.

 

As informações foram coletadas pela ANTP em 438 municípios com mais de 60 mil habitantes. O universo da pesquisa compreende 119 milhões de pessoas (61% da população) e a circulação de 40 milhões de veículos (71% da frota). No total, segundo a entidade, a conta da mobilidade urbana em 2012 foi de R$ 205,8 bilhões, o equivalente a 5% do PIB de todo o país. Só os donos de carro e moto bancaram um consumo de 13,2 bilhões de litros de gasolina.

 

Desequilíbrio

Mas enquanto o transporte individual responde por 31% das viagens, recebe três vezes mais recursos públicos do que os meios coletivos. Apesar do desequilíbrio, em 2012 foi registrado leve aumento da participação do transporte coletivo nos custos da mobilidade. Foi a maior desde o início do levantamento, em 2003.

 

Os investimentos em transporte coletivo estão aumentando, mas ainda é gasto muito mais na manutenção do sistema viário para o carro, diz Luiz Carlos Néspoli, superintendente da ANTP.

 

A falta de prioridade aos meios coletivos, segundo a ANTP, acaba penalizando os usuários. O transporte público representa 29% das viagens, mas é responsável por 49% do tempo gasto com a mobilidade urbana.

 

Enquanto as viagens de transporte individual em cidades menores duram 8 minutos, em média, a de transporte coletivo nas cidades com mais de um milhão de habitantes levam 37 minutos.

 

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site da Folha de S. Paulo.

E confira no site da ANTP o relatório do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana Relatório Geral 2012. 

 

Leia também:

Transporte público é prioridade? Pois veja estes números 

Zonas 30 para uma nova cidade 

Datafolha diz que 49% defendem rodízio estendido de veículos em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário