12 mil já utilizam aplicativo de ônibus em Ribeirão Preto (SP)

Serviço funciona há três semanas e informa até se o coletivo é adaptado para os portadores de necessidades especiais

Notícias
 

Fonte: Jornal A Cidade  |  Autor: Mariana Lucera  |  Postado em: 29 de agosto de 2014

O aplicativo está disponível nos sistemas IOS e An

O aplicativo está disponível nos sistemas IOS e Android

créditos: Matheus Urenha / A Cidade

 

Em funcionamento há três semanas, o aplicativo CittaMobi, disponibilizado pela Transerp, já teve mais de 12 mil downloads, ou seja, cerca de 500 pessoas por dia baixaram o aplicativo.

 

A nova ferramenta permite que o usuário de ônibus acompanhe em tempo real quantos minutos falta para que seu ônibus chegue até o ponto, onde ele fará o embarque.

 

A estudante Elina Cássia Torres, 22 anos, não perdeu tempo. Ela já faz uso do aplicativo no celular e dessa forma deixou de chegar ao ponto de ônibus até 30 minutos antes de a condução passar.

 

“Agora eu só saio de casa quando ele está para chegar, ganhei mais tempo. Quando eu preciso voltar para casa de ônibus, também já vejo pelo celular quando tempo vou ter que esperar”, conta. Segundo ela, o aplicativo é um facilitador. “Faz parte da vida moderna, então achei bem bacana”, diz.

 

Já o vendedor Anderson Pereira, 28, ainda não baixou o aplicativo. Ele viu a propaganda no ônibus ontem e diz que ficou interessado. “Se ele faz tudo isso que promete, tenho certeza que vai facilitar bastante a vida de quem pega ônibus, que já é bem estressante, não só pela espera, mas porque muitas vezes você chega no ponto e ele já passou e você não tem nem ideia de quando vai passar outro”, explica.

 

O CittaMobi é gratuito e pode ser baixado tanto no sistema operacional IOS, como no Android. Com fácil uso, o usuário consegue saber até se o ônibus é adaptado para portadores de necessidades especiais.

 

A disponibilização do aplicativo faz parte de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado há três meses pela Transerp e o consórcio PróUrbano. Além de poder acessar o aplicativo por tablets e celulares, o usuário também pode acessar o programa pelo computador de casa.

 

Para impedir fraudes, vem aí a biometria facial

Desde o início do mês, outra tecnologia está sendo testada pela Transerp: a biometria facial. O objetivo é impedir fraudes de usuários de cartão, como vendas clandestinas de passagens. O A Cidade mostrou nesta semana uma demonstração com o sistema com usuários idosos da linha Marincek.

 

A tecnologia funciona com uma câmera de alta definição instalada em cada veículo que realiza seis fotos do usuário no momento em que o cartão do ônibus é utilizado.

 

O sistema será escolhido até o dia 1º de setembro, e a partir de então deverá ser implementado em toda a frota de ônibus do município em um período de 12 meses.

 

A tecnologia necessária para a implantação da biometria facial nos ônibus urbanos de Ribeirão Preto foi apresentada na segunda-feira, dia 25.

 

Essa tecnologia está em fase de teste pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito em Ribeirão Preto e o transporte urbano do município, e Consórcio Pró-Urbano.

 

Arte / A Cidade

 

Leia também:

Em Ribeirão Preto (SP) população cobra construção de ciclovias nos bairros 

Em Ribeirão Preto, estudo sugere pedágio para reduzir tarifa 

Para especialistas, é preciso diversificar meios de transporte em Ribeirão Preto 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário