Mapas e animações mostram a expansão de cidades do mundo

Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Ilhéus, Jequié, Palmas, Ribeirão Preto e São Paulo constam no Atlas da Expansão Urbana

Notícias
 

Fonte: ONU Habitat/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de maio de 2019

Atlas da Expansão Urbana: página de Bogotá

Atlas da Expansão Urbana: página de Bogotá

créditos: UN Habitat

O Atlas da Expansão Urbana é uma ferramenta digital que oferece dados (em inglês) sobre a expansão territorial das cidades entre o final do século 19 e início do século 21. O sistema integra o Programa Global de Monitoramento da Expansão Urbana e está sendo desenvolvido pela ONU-Habitat em conjunto com a  Universidade de Nova York e o Instituto Lincoln de Políticas do Solo. A pesquisa considera as áreas metropolitanas das 4.245 cidades com mais de 100 mil habitantes e que abrigavam em 2010 cerca de 70% dos habitantes de todo o mundo. Contém dados como a população, densidade, área ocupada pelo sistema viário e largura média das vias urbanas.

 


Há também dados históricos de trinta cidades, entre elas as latinoamericanas São Paulo, Cochabamba, Bogotá, Buenos Aires e Santiago, com curiosos mapas animados, que mostram a evolução da expansão urbana dessas localidades. Além de São Paulo, oito cidades brasileiras aparecem na análise: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Ilhéus, Jequié, Palmas e Ribeirão Preto. 

 

As animações mostram claramente que a expansão territorial das cidades coincide com a oferta de transporte, em especial o uso do automóvel, a partir dos anos 1940 nos Estados Unidos, e nos anos 1950 e 1960 no resto do mundo. 

 

Veja mais em http://atlasofurbanexpansion.org/

 

Leia também:
Três propostas para evitar o "inchaço" urbano
Nova York estuda pedágio urbano para financiar metrô
A mobilidade como reinvenção das cidades mais antigas do Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário