Bicicleta sem pedais, a ideal para os pequenos ciclistas

Quando for comprar a primeira bike para seu filho, confira antes as vantagens dos modelos mais simples, sem pedal, em opções de bambu ou madeira

Notícias
 

Fonte: Catraca Livre  |  Autor: Catraca Livre/ Mobilize*  |  Postado em: 08 de outubro de 2014

créditos: Divulgação Miilo

 

No começo da relação entre crianças e bicicletas, quanto mais simples a bike for, melhor. E a diferença dos modelos sem pedais para o convencional é que, neste, a criança aprende apenas a pedalar e só vai aprender a se equilibrar quando começar a tirar as rodinhas, lá pelos seis anos. Já nas do tipo balance, assim que o ciclista mirim dominar o equilíbrio, pode pular diretamente para uma bicicleta normal. Com muito menos episódios de queda e joelhos ralados.

 

Esse o conceito da invenção do designer suíço Andreas Bhend: bikes que crescem junto com as crianças. Chamado de Miilo, o produto começa como uma bicicleta sem pedais e, conforme a criança cresce, o tamanho da bicicleta a acompanha. Para isso, a bike vem com peças que são adicionadas de acordo com as necessidades do usuário. Veja como funciona, no vídeo que abre esta matéria.

 

Também a fabricante GreenChampBikes criou produtos para crianças de 18 meses a cinco anos, no caso, as bicicletas de bambu chamadas “Balance Bike”. O modelo sustentável é uma bicicleta infantil sem rodinhas nem pedais. Funciona assim: a criança tem que fazer impulso com os pés para que a bicicleta ande. Aos poucos, o pequeno ciclista começará a se equilibrar em duas rodas, tendo a segurança de pisar no chão somente na hora em que precisar.

 

O bambu não torna o equipamento mais frágil. Segundo a GreenChamoBikes, ele é cortado e montado para garantir durabilidade e oferecer segurança às crianças. As bicicletas são comercializadas por US$ 165 no site da marca.

 

Bom na bike, bom na escola

Deixar o carro de lado pode melhorar as notas de seus filhos. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, crianças que vão a pé ou de bicicleta para a escola têm aumento de concentração. Em testes dados para os alunos, aqueles que tinham feito exercício físico para ir à sala de aula obtiveram desempenho superior aos demais.

 

Petit Vélib, para as crianças francesas

Mais de 700 cidades do mundo já investem em redes de aluguel e compartilhamento de bicicletas. Agora, Paris criou algo que não há em outros lugares: um sistema de empréstimo de bikes especialmente para crianças. Chamado de Petit Vélib, o serviço está disponível para quem tem de 2 a 8 anos. São oferecidos quatro modelos diferentes e adaptados para cada faixa etária.

 

*Texto editado por Mobilize Brasil, a partir de matéria do Catraca Livre

 
Leia também:

SP: Bicicletas de bambu ficam abandonadas em CEU Paraisópolis 

Bicicleta com pneu sem ar?

Uma bicicleta sem pedal? 

Bike de bambu, que ajuda a criança a se equilibrar

Bike de bambu, que ajuda a criança a se equilibrar

créditos: Divulgação GreenChamoBikes

.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário