Um estacionamento para 1.500 bicicletas na terceira maior estação intermodal da Suécia

No início do ano de 2014 foi inaugurada a Estação Central de Malmö, a terceira estação intermodal mais importante da Suécia

Notícias
 

Fonte: Arch Daily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 17 de novembro de 2014

O estacionamento é chamado de Ride & Bike

O estacionamento é conhecido como Ride & Bike

créditos: Cortesia de Bike & Ride em Malmö, Suécia

 

Em Malmö, Suécia, 30% dos cidadãos usa a bicicleta todos os dias para ir estudar ou trabalhar; um dos motivos pelos quais em 2013 se tornou uma das 20 cidades mais adequadas do mundo para o ciclismo urbano, segundo o site Copenhagenize.

 

Naquele mesmo ano a cidade colocou em ação um plano de 47 milhões de euros para financiar diferentes iniciativas que pretendem elevar esta cifra. Nesse contexto, no início do ano de 2014 foi inaugurada a Estação Central de Malmö, a terceira estação intermodal mais importante da Suécia - um novo estacionamento público para 1.500 bicicletas que é um verdadeiro centro de ciclismo devido aos serviços que oferece.

 

1413513051_ride_bike_malmo_suecia_7Cortesia de Bike & Ride em Malmö, Suécia

 

Bombas de ar, uma loja de bicicletas, áreas de descanso, telas com os horários dos trens e até uma ducha são alguns dos serviços que este estacionamento oferece; além disso, a estação conta também com vagas especiais para bicicletas de carga.

 

Em relação a este novo lugar concebido e projetado para que mais pessoas façam da bicicleta seu principal meio de transporte, o secretário do município de Malmö, Johan Fridh, disse que “não nos deteremos aqui. Possivelmente veremos a necessidade de estacionamentos de bicicleta em outros lugares como Varnhem e Södervärn.”

 

O estacionamento, chamado Ride & Bike, conta com acessos diferenciados para pedestres e ciclistas, facilitando os deslocamentos dos diferentes usuários. Por isto, quando os ciclistas chegam ao local, devem passar por uma rampa diferente daquela dos pedestres, podendo entrar na estação ainda guiando suas bicicletas.

 

1413516257_ride_bike_malmo_suecia_18Cortesia de Bike & Ride em Malmö, Suécia

 

Um estacionamento de bicicletas construído debaixo da água 

1413516923_ride_bike_malmo_suecia_21Cortesia de Bike & Ride em Malmö, Suécia

 

Ride & Bike possui 2.500 m² que se dividem em duas áreas: uma externa e outra interna. A primeira tem capacidade para 800 bicicletas, está aberto todos os dias durante 24 horas e conta com guardas, mas não conta com vagas para bicicletas de carga.

 

Por outro lado, na área interna - construída abaixo do canal de Malmö - podem ser estacionadas 700 bicicletas e é necessário pagar uma taxa mensal de US$ 11. Nesta parte do estacionamento, porém, todos os serviços podem ser acessados, inclusive as vagas para bicicletas cargueiras e as duchas.

 

Veja mais imagens a seguir:

1413513042_ride_bike_malmo_suecia_5


1413516260_ride_bike_malmo_suecia_19


1413513063_ride_bike_malmo_suecia_10

 

1413513015_ride_bike_malmo_suecia_2


1413513009_ride_bike_malmo_suecia_1

 

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.


Leia também:

Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito 

Suécia cria equipamento amigável aos ciclistas 

Mais uma cidade adere ao pedágio urbano 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário