Ciclovias estimulam pedaladas em cidade do interior do Paraná

Muitos moradores de Palotina já utilizam o veículo não como alternativa, mas como principal meio de transporte

Notícias
 

Fonte: O Paraná  |  Autor: Crislaine Güetter  |  Postado em: 11 de dezembro de 2014

Ciclovias caem no gosto de moradores, para lazer o

Ciclovias caem no gosto de moradores, para lazer ou trabalho

créditos: Aílton Santos

 

O município de Palotina tem investindo pesado em qualidade de vida, sustentabilidade e segurança no trânsito seguindo apenas o caminho da ciclovia. Após investimentos em áreas exclusivas para ciclistas no centro da cidade, com a remodelação das avenidas Presidente Kennedy e Independência, o município tem conquistado adeptos de carteirinha das bicicletas.

 

O veículo de duas rodas não é tido como alternativa, mas como principal meio de locomoção por muitos cidadãos. “Todo dia vou até o trabalho de bicicleta. São cerca de 30 minutos de pedalada, chega a cansar um pouquinho, mas como trabalho sentada acaba compensando. Além disso, até me sinto melhor em relação à saúde e já deu até para perder uns quilinhos”, conta a operadora de caixa, Angélica Aparecida da Silva, de 18 anos.

 

É também de bicicleta que a empacotadora Letícia dos Santos Prata, de 16 anos, pega o rumo do trabalho todos os dias. A medida, além de saudável, tem gerando uma economia ao bolso, uma vez que não se gasta nem com a passagem do ônibus, tampouco com a gasolina do carro. “É um meio de transporte muito bom e com as ciclovias nos dá mais segurança para pedalar”, pontua.

 

E a pista não poderia ser mais democrática, não tem distinção de classe social, sexo ou idade. Já na terceira idade, a babá Juraci Maria Testa, de 60 anos, é adepta das ciclovias. Pedalar, além de ser uma forma de manter a saúde em dia, também acaba sendo uma forma cidadã de ser sustentável. “Ando todo dia e não tem o risco de poluir o ambiente. Não há poluição do ar. Só vejo benefícios em usar a ciclovia”, avalia Juraci.

 

Para estimular ainda mais a adesão, a Prefeitura de Palotina tem incentivado o uso das ciclovias entre os estudantes. Para isso, campanhas são realizadas nas instituições de ensino de todo o perímetro urbano. O município está projetando a construção de novos trechos de ciclovias já que o fluxo de ciclistas tem sido grande na cidade. Uma das obras previstas é no prolongamento da Avenida Presidente Kennedy, na saída para Maripá, no trecho entre a Rua 24 de Junho e o Moinho Cotriguaçu.

 

Leia também:


Equipamentos fazem contagem de pedestres e ciclistas em Curitiba

Roubos e furtos de bicicletas crescem no Paraná

Governo e cicloativistas incentivarão o uso da bicicleta no Litoral do Paraná

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário