Com lei aprovada em Curitiba, a cada 20 ruas, uma terá uma ciclovia instalada

Projeto aprovado em unanimidade na Câmara prevê que a cada 20 ruas do município, uma terá ciclovia

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 17 de dezembro de 2014

Projeto prevê expansão das ciclovias em Curitiba

Projeto prevê expansão das ciclovias em Curitiba

créditos: Alexandre Costa Nascimento

 

O projeto de iniciativa popular para que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal, por unanimidade na sessão de ontem. Com a lei, a cadqa 20 ruas da Capital, uma deverá ter a implantação de ciclocia.

 

A “Lei da Bicicleta”, como foi batizada, prevê que estas ciclovias deverão estar interconectadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo. Os vereadores deliberaram sobre o substitutivo geral ao projeto original. Além das ciclovias, deverão ser disponibilizados bicicletários e/ou estacionamentos nos terminais de transporte coletivo, estabelecimentos de ensino, complexos comerciais como shopping centers e supermercados e em praças e parques públicos.

 

“É uma lei da sociedade civil organizada e que todas as comissões discutiram e se aprofundaram no assunto. A cada 20 vias da cidade, uma será destinada à construção de ciclovias e ciclofaixas. É uma meta”, disse Jonny Stica (PT) na defesa do projeto. Segundo ele, será necessário um aporte maior de investimentos para a execução.

 

O texto indica que as despesas decorrentes da aplicação da lei devem ser suportadas por parcela do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito e Multas de Trânsito, de competência do Município de Curitiba, decorrentes de arrecadação das infrações de trânsito urbano — 20% do fundo deverá ser revertido para este fim.

 

Atualmente, Curitiba já tem uma rede cicloviária de mais de 130 quilômetros implantada, e a meta é atingir 400 quilômetros de ciclovias e vias compartilhadas nos próximos anos.

 

Leia também:

Morretes e Antonina (PR) querem ciclovia para melhorar trânsito e atrair turistas 

TCE-PR libera licitação do metrô de Curitiba com ressalvas à prefeitura 

Ciclovias estimulam pedaladas em cidade do interior do Paraná 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário