Em Barueri, os próprios moradores fazem projeto de calçadas acessíveis

Eles propõem soluções de melhoria de calçadas de escolas, bibliotecas e postos de saúde do município paulista. Prefeitura recebe ofício, mas não responde à comunidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de janeiro de 2015

Prancha do projeto de calçadas acessíveis em Barue

Prancha do projeto de calçadas acessíveis em Barueri

créditos: Divulgação / Fórum da Aldeia

 

Desde o início do ano passado, um grupo de moradores de Barueri, na Grande São Paulo, vem se mobilizando para buscar melhorias na acessibilidade e qualidade das calçadas de sua cidade. Após inúmeras reuniões e ações que resultaram no apoio da comunidade, estes cidadãos conscientes encaminharam à Prefeitura um projeto de revitalização de passeios do município. Mas, contrariando as expectativas, a resposta do executivo custa a chegar. 

 

Por esse motivo, e para exigir a atenção das autoridades aos problemas verificados e às soluções propostas, o 1º Secretário da Associação de Moradores do bairro Aldeia de Barueri, Kleber de Oliveira da Silva, procurou o Mobilize. Segundo ele, foi a partir de maio de 2014 que os moradores, reunidos na associação do bairro, tomaram a iniciativa de fazer o diagnóstico das calçadas, e até desenvolveram, com apoio de um arquiteto do grupo, o projeto de renovação de um trecho onde se localizam serviços públicos importantes, como uma escola infantil, uma escola de ensino fundamental, um posto de saúde e uma biblioteca.


Veja detalhes do projeto na página dos moradores no facebook. 

 

Munidos de fita métrica, máquina fotográfica, papel, caneta e prancheta, o grupo anotou e fotografou todos os problemas, material que subsidiou o projeto. Em novembro passado, este documento foi entregue oficialmente à Prefeitura de Barueri, na forma de ofício solicitando intervenções urgentes na área. Entre as medidas requisitadas, estão a implantação de piso tátil, rebaixamento de guias e construção de rampas de acessibilidade. Aos poucos, conta Kleber, o projeto foi sendo mais aprofundado, incluindo mais demandas, tais como a padronização das calçadas, a renovação da arborização e colocação de lixeiras, e a melhoria da iluminação pública, por exemplo.   

 

Exemplo de cidadania  

A luta dos moradores de Barueri não esmoreceu com o aparente desinteresse dos gestores, pelo contrário. "Esta semana, por exemplo, voltamos a entrar em contato com a Prefeitura para saber o posicionamento deles, e novamente sentimos que 'estamos sendo enrolados'. Em contrapartida, corremos para divulgar o projeto a  entidades no bairro, e delas e de diferentes organizações religiosas e ONGs conseguimos o apoio ao nosso projeto", diz o presidente do Fórum de Moradores da Aldeia de Barueri.

 

Leia o ofício enviado pelos moradores à Prefeitura de Barueri


Leia também:

Campanha cidadã prega mais gentileza, cultura e alegria  

Calçadas do Brasil é a segunda mais votada no prêmio Sinal Livre 

Os resultados da campanha Calçadas do Brasil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Milda - 23 de Janeiro de 2015 às 21:38 Positivo 1 Negativo 0

Parabéns pela iniciativa!

Clique aqui e deixe seu comentário