Paraciclo é inaugurado no centro de Fortaleza

Antes deste paraciclo na Praça do Ferreira, prefeitura inaugurou outros dois em dezembro. Evento teve ainda lançamento de almanaque sobre cidadania sustentável

Notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Prefeitura de Fortaleza  |  Postado em: 18 de março de 2015

Paraciclos são instalados pela prefeitura de Forta

Paraciclos são instalados pela prefeitura de Fortaleza

créditos: Nely Rosa

 

Foi inaugurado nesta terça-feira (17) pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), um novo paraciclo na Praça do Ferreira, no centro da cidade, com 40 vagas para estacionar bicicletas. 

 

Antes deste, os primeiros paraciclos haviam sido inaugurados em dezembro, na Praça da CDL (Praça Pajeú) e no Parque da Liberdade/Cidade da Criança. 

 

Além do equipamento na Praça do Ferreira, que é de acesso gratuito aos cidadãos, o evento contou com o lançamento também do almanaque ilustrado “Cidadania Sustentável – Para Viver a Cidade”, da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza (SCDH), voltado a ciclistas, motoristas e população em geral.

 

Para Rodrigo de Oliveira, assessor da SCDH e responsável pela coordenação e revisão do produto, o mais importante é a mudança de comportamento de cada cidadão. “O conceito de cidadania sustentável é algo novo, com menos de 50 anos. Buscamos experiências que deram certo em outras cidades e países, e reunimos no almanaque um conteúdo bastante versátil, que estimula o uso da bicicleta”, declarou.

 

Bicicleta como modal de transporte

A iniciativa de instalação de paraciclos na cidade visa a criar condições para que a bicicleta se firme como um modal definitivo de transporte em nossa cidade, afirmou o titular da SCDH, Karlo Kardozo. “Precisamos transformar os anseios dos movimentos sociais em políticas públicas efetivas”, disse ainda.

 

O representante da CDL, Airton Boris, explicou que os comerciantes estão abraçando esta causa por entender que “o projeto trará muitos benefícios para a população”, declarou.

 

A estudante de marketing da UFC, Talita Jeane, usa a bicicleta como meio de transporte há mais de 6 meses. “Comecei participando de alguns passeios ciclísticos e acabei adotando como meio de transporte pela rapidez e economia. Acho que a cidade só tem a ganhar, pois desafoga bastante o trânsito. Acho que com o tempo as pessoas vão se conscientizar e ver a cidade com outros olhos”, finalizou.

 

Leia também:

Fortaleza e Barcelona fecham parceria para ações de mobilidade 

Projetos de mobilidade urbana em Fortaleza para 2015 são anunciados 

Em Fortaleza, próximas 25 estações do Bicicletar ficam para março 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário