Projeto pode trazer calçadas acessíveis à população da Grande Vitória

Na capital capixaba, expectativa é que a nova Lei de Inclusão, se aprovada no Senado, possa melhorar a qualidade dos passeios públicos a pessoas com deficiência e idosos

Notícias
 

Fonte: Gazeta Online/ Wesley Ribeiro  |  Autor: Mobilize Brasil*  |  Postado em: 06 de abril de 2015

Cecília diz que até já caiu devido a problemas nas

Cecília diz que até já caiu devido a problemas nas calçadas

créditos: Ricardo Medeiros/ Gazeta Online

 

Aprovada em março passado em sessão na Câmara dos Deputados, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06), baseada em substitutivo de autoria da relatora, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), deverá passar pela análise do Senado em breve. 

 

Além de diversas garantias previstas às pessoas nessa condição, e punições exemplares aos infratores, como três anos de reclusão por discriminação e auxílio-inclusão, o texto traz avanços também à mobilidade urbana. Um dos principais é a exigência de que calçadas acessíveis passam a ser uma responsabilidade do poder público.

 

No projeto de lei, em tramitação há quatorze anos, o poder público será o responsável pela construção, ampliação, reforma ou adequação de calçadas para a circulação de pedestres, bem como o rebaixamento de calçadas com rampa acessível ou elevação da via para travessia de pedestre em nível e ainda pela instalação de piso tátil e direcional.

 

Problema presente na maioria das cidades brasileiras, a falta de acessibilidade das calçadas em breve terá na nova lei um instrumento de mudança dessa situação de atraso no país.

 

O exemplo de Vitória (ES)

Na Grande Vitória, uma das maiores reivindicações de pessoas com deficiência é justamente a mobilidade urbana. Calçadas esburacadas e cheias de obstáculos, sem rampa de acesso e travessias colocam em risco a vida dessas pessoas.

 

É o caso da deficiente física Cecília Ruiz Vieira Machado Paes, uma jovem que usa cadeira de rodas há oito anos e vive em Vitória. No bairro onde mora, no Parque Moscoso, Cecília diz que precisa disputar a calçada com árvores, postes, hidrantes e buracos, e já se acidentou várias vezes.

 

“Mesmo quando há rampas acessíveis, é muito comum haver uma valeta entre o pavimento e a calçada, e isso dificulta muito a passagem. Muitas vezes preciso andar na rua entre os carros”, desabafa. 

 

Em Vila Velha, o deficiente só consegue entrar na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no sítio histórico da Prainha, se for carregado. As escadas do templo não são dotadas de rampas, por isso é comum ver deficientes assistindo às missas do lado de fora da igreja. 

 

A dificuldade se estende também pelos arredores, com calçadas esburacadas, raízes, entulho e trechos onde, pela ausência de rampas, é impossível para o visitante se locomover. 

 

Atualmente, pela legislação municipal, os municípios da Grande Vitória cobram dos moradores a adequação das calçadas. Em caso de descumprimento da lei, notificam e até multam. Em Vitória, a multa passa de R$ 300,00. 

 

A proposta da lei, porém, é mais ampla e trata de vários aspectos do cotidiano da pessoa com deficiência, como o acesso ao transporte, à moradia, à educação e ao trabalho. 

 

Para o diretor da Federação Nacional das Apaes e um dos coordenadores do Fórum das Entidades de Pessoas com Deficiência, Rodolfo Luiz Dalla Bernardina, um dos problemas do nosso país é conseguir que as leis, esta inclusive, sejam cumpridas. 

 

Ainda assim, Bernardina considera que a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, se aprovada, será importante "porque uma legislação em nível federal serve como um alerta e um fator mobilizador das instâncias municipais, ou seja, os municípios se veem no dever de se movimentar para mudar as coisas". 

 

Na sua opinião, a distância que separa o país da inclusão ideal é tão grande, que mesmo esse avanço ainda representa pouco. Sobre a responsabilidade pelas calçadas "será preciso avaliar como a questão será discutidas na esfera federal, versus a municipal", observa Bernardina. "Este é um impasse antigo, especialmente porque há legislações municipais que obrigam o proprietário do imóvel à manutenção dos passeios”, lembrou.

 

Acessibilidade na nova Lei de Inclusão: 

- Calçadas acessíveis serão de responsabilidade do poder público e não dos proprietários de imóveis;

- Acessibilidade: as calçadas deverão ter rampa acessível ou elevação para

travessia de pedestre em nível; e também piso tátil direcional e de alerta.


*Editado por Mobilize Brasil com base em matéria da Gazeta Online


Leia também:

Mobilidade urbana em Vitória: obras ficam no papel 

Glória, em Vila Velha (ES), vai ganhar rua exclusiva para pedestres em 2015 

No Espírito Santo, plano de mobilidade negligencia transportes alternativos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário