São José dos Campos (SP) usa biometria facial nos ônibus para fiscalizar uso de bilhetes

Transporte coletivo na cidade paulista começou a usar tecnologia nesta semana. Objetivo é identificar uso irregular dos cartões eletrônicos pelos usuários

Notícias
 

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região  |  Autor: G1 Vale do Paraíba e Região  |  Postado em: 07 de maio de 2015

As microcâmeras são instaladas próximo ao disposit

As câmeras registram os traços do passageiro

créditos: Reprodução

 

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) deu início nesta semana a utilização de um sistema para reconhecimento facial no transporte coletivo da cidade. A tecnologia foi implantada em todos os ônibus com o objetivo de impedir que terceiros utilizem cartões eletrônicos destinados a estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais - que contam com descontos ou gratuidade no serviço.

 

Para isso, foi colocado um sistema com microcâmeras instaladas próximo ao dispositivo de validação dos bilhetes eletrônicos. As câmeras registram os traços do passageiro para reconhecimento com base em informações de banco de dados com cadastro dos usuários.

 

As imagens registradas são enviadas via internet para computadores das empresas que operam o sistema. A partir disso, as concessionárias conseguem identificar possíveis irregularidades na utilização dos benefícios.

 

"Esse sistema veio para garantir o direito para quem de fato o detém. No dia a dia a gente se depara com questões do uso sem autorização do beneficiário e também com a burla do sistema, da pessoa que tem o direito e fornece o bilhete para quem não tem", afirmou o secretário de Transportes, Luiz Marcelo Silva Santos.

 

Bloqueio

Caso a empresa identifique que o bilhete foi utilizado por outra pessoa, que não seja titular, o benefício é bloqueado e o usuário é acionado para prestar esclarecimentos.

 

Caso comprovado o uso irregular, o cartão será bloqueado por um período de 30 dias. "Não vai haver na catraca o bloqueio automático no cartão. O bloqueio vai se dar na sequência, quando o sistema fizer a comparação e constatar o uso irregular", explicou Santos.

 

De acordo com a prefeitura, a nova tecnologia ocorre por uma exigência do executivo e com investimento feito pelo Consórcio 123, responsável pelos coletivos, e não gerou custos adicionais aos cofres públicos.

 

Segundo a Secretaria de Transportes, cerca de 2 milhões de viagens são feitas mensalmente por usuários com benefícios. Ao todo, a frota do município conta com 385 ônibus.

 

Roubo e perda

O usuário que perder ou tiver o cartão roubado deve comunicar o Consórcio 123 imediatamente, evitando que outra pessoa utilize o documento e seja flagrado pela biometria.

Os telefones para contato são 156 ou 0800-7727730.

 

Leia também:

BRT de São José dos Campos (SP) terá projeto do arquiteto Ruy Ohtake 

São José dos Campos (SP) lança novo edital para o BRT 

Ciclovias de São José (SP) ganham investimentos em sinalização 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário