Suécia promove desafio sobre mobilidade na UFRJ

'Smart Living Challenge' incentiva estudantes e jovens a elaborar ações de mobilidade para o campus da UFRJ. Propostas poderão ser aplicadas em cidades do país

Notícias
 

Fonte: Consulado da Suécia  |  Autor: Mobilize Brasil*  |  Postado em: 22 de maio de 2015

Campus da UFRJ, na Ilha do Fundão

Campus da UFRJ, na Ilha do Fundão

créditos: Extra

 

A Embaixada da Suécia, o Swedish Institute, o Munktell Science Park e o Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ acabam de lançar um desafio com o objetivo de desenvolver um projeto que será aplicado na Cidade Universitária da UFRJ.  A atividade integra o "Smart Living Challenge", desafio mundial organizado pelo Swedish Institute e seus parceiros em vários países do mundo.

 

A ideia é incentivar discussões e desenvolvimento de projetos sob três grandes temas: Transporte (Move), Alimentação (Eat) e Moradia (Live). Em 2015, três países participam: o Brasil focará no tema Transporte; a Sérvia desenvolverá o de Moradia; e a Zâmbia o de Alimentação. 

 

Mobilidade no campus da UFRJ
A Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, é o local escolhido para o projeto-piloto ligado ao tema ‘Move’. Se bem-sucedido em sua aplicação, pode vir a ser ampliado para o Rio de Janeiro ou para qualquer outro lugar do mundo. Além disso, o projeto será exibido durante a COP21, a ser realizada em Paris, França, no final do ano.

 

Podem participar estudantes de graduação, professores do ensino superior e jovens profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tenham espírito inovador e ideias criativas, para trabalharem a questão da mobilidade sustentável dentro da UFRJ. 

 

Um júri composto por profissionais como arquitetos, empreendedores, professores e membros da Embaixada da Suécia e do Fundo Verde da UFRJ julgarão as melhores ideias e perfis de aplicantes. Serão seis os escolhidos que, durante três meses, irão desenvolver um projeto em conjunto, sob a tutoria de facilitadores da Hyper Island. 

 

Inscrições até 31 de maio
Alunos provenientes de outras universidades, bem como jovens profissionais, poderão se inscrever até 31 de maio enviando seu interesse de participação à comissão organizadora do evento. Embora o desafio seja aberto a participantes de todo o Brasil, um importante pré-requisito é a disponibilidade para realizar encontros semanais presenciais no Rio de Janeiro durante o período do projeto, três meses. Também é necessário a fluência na língua inglesa. 

 

Inscrições por e-mail para leandro.rocha@gov.se, com os seguintes tópicos: breve background acadêmico e profissional, motivação para se inscrever no desafio, sugestão de ideia para o projeto de mobilidade para a Cidade Universitária da UFRJ (em aproximadamente 15 linhas) e dados de contato, como telefone e e-mail. 

 

Evento de lançamento e workshops
O evento de anúncio dos seis escolhidos para realização do projeto ocorrerá no dia 9 de junho, às 10 horas, no Auditório Parque Tecnológico da UFRJ, e será aberta ao público. A cerimônia trará os vencedores do Smart Living Challente 2014, projeto Bicicletaria Cultural, e a ONG Transporte Ativo, que promoverão uma discussão sobre mobilidade inteligente e sustentável e seus desafios. 

 

*Edição: Marcos de Sousa/ Mobilize 

 

Leia também:

Cariocas podem votar em projetos de mobilidade para a cidade, até junho

Prefeitos do RJ se reúnem para discutir projetos de mobilidade urbana 

Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito

Metrô de Estocolmo (Suécia) terá novo modelo de trem 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário