Dourados (MS) prossegue na reestruturação do transporte coletivo

Depois do sistema integrado e a chegada dos novos ônibus, começa a adaptação de novas linhas a partir de segunda (13), pela região do Joquei

Notícias
 

Fonte: Agora MS  |  Autor: Agora MS  |  Postado em: 10 de julho de 2015

Região do Jockei terá novidades no transporte públ

Região do Jockei terá novidades no transporte público

créditos: Chico Leite

 

O projeto de reestruturação do transporte coletivo da cidade de Dourados (MS) tem início nesta segunda-feira (13) com a adaptação das linhas na região do grande Jóquei Clube para dar mais conforto aos usuários, e reduzindo o tempo de espera por ônibus.

 

Serão duas linhas circulando na região, a “Linha Jóquei Clube” e a “Linha Jóquei Clube Circular”. Após estudos foram feitas mudanças no trajeto que antes tinha uma linha só. A partir da alteração, todo morador da região terá um ponto de ônibus no máximo a 500 metros de casa. Os veículos ainda vão passar pelos pontos de 20 em 20 minutos, a média da cidade é de 45 minutos de espera.

 

“Dessa forma além de ter um ônibus mais perto de casa, ou seja, a pessoa não vai andar mais do que 500 metros até o ponto mais próximo, ela ainda vai esperar menos. Se perder o ônibus, não vai mais esperar 45 minutos pelo outro, vai esperar apenas 20 minutos”, relatou Cleber Guidio, coordenador de transporte público da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

 

Para atender a adequação, também é ampliada a quantidade ônibus que atendem a área, passando de nove para 12 veículos. Os horários de viagens também foram ampliados. Antes eram 74 viagens entre idas e voltas durante a semana, passando para 101 horários. Aos sábados, aumentou de 54 para 78 horários, e no domingo de 52 para 56 horários. Além do próprio bairro Jóquei Clube, a região atingida pelas mudanças também é composta pelos bairros João Paulo II, Parque das Nações I e II, Residencial Sol Nascente (Antigo Canaã 4) e Estrela Verá. Esta área compreende uma população de 5 mil usuários de transporte coletivo.

 

Para que a população daquela região conheça as mudanças, já são realizadas divulgações pela Agetran e pela empresa concessionária do serviço de transporte, a Medianeira Dourados. Já são entregues materiais informativos para os usuários dos ônibus explicando as mudanças e também já foram feitas reuniões com os presidentes de bairro para apoio levando informação direta aos moradores.

 

“Sempre que há adequações muito bruscas como esta, a população estranha. Hoje a pessoa vai para um determinado lugar para pegar o ônibus, a partir de segunda-feira terá que ir a outro. Então estamos trabalhando com informações naquela região, para que haja essa adaptação por parte dos usuários”, relata Cleber. Quando a mudança já estiver devidamente implantada e ser parte da rotina dos moradores, os benefícios serão levados para outras regiões da cidade. “Terminando o Jóquei vamos adequar outras regiões”, explica o coordenador.

 

Compromisso

A mudança que leva mais agilidade e conforto à população faz parte de um projeto amplo que o prefeito Murilo vem fazendo ao longo de sua administração no transporte coletivo. É o cumprimento de um compromisso em prol da mobilidade urbana.

 

Uma das primeiras medidas foi o congelamento da tarifa, que está com o mesmo preço desde 2011. Houve ainda a contratação de uma empresa de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul especializada na área, que venceu processo licitatório e realizou um estudo completo sobre a realidade do transporte coletivo de Dourados em seus mais variados aspectos. A pesquisa foi apresentada à população pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro em agosto de 2013.

 

Conhecendo a fundo as necessidades do município, o prefeito iniciou as adequações e mudanças. Houve a implantação do sistema de integração nos mais diversos pontos de ônibus da cidade, expandida neste mês para o Terminal de Transbordo. Foi ainda elaborado um processo licitatório prevendo, entre outros, uma frota mais ampla e melhor estruturada para atender a demanda do município. A Medianeira Dourados venceu a concorrência que também foi aberta a outras empresas em abril deste ano, no entanto, com o contrato nos novos termos que tem provocado mudanças.

 

A frota passou de 58 para 77 novos veículos anunciados no final de junho e que já estão rodando nas vias da cidade. Além destes, mais quatro novos ônibus serão inclusos até o final de julho para atender a Cidade Universitária. O prefeito ainda anunciou como parte da reestruturação, a implantação de dois terminais nas extremidades da cidade, para melhor distribuir as linhas que hoje tem como ponto central o Terminal de Transbordo.

 

Leia também:

Em Três Lagoas (MS), ciclista que desrespeitar as leis de trânsito terá bicicleta apreendida

Jovens têm mais medo de motoristas perigosos que de cobras ou da morte, diz pesquisa

Ciclistas de Campo Grande (MS) estão preocupados com qualidade de ciclovias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário