Brasil registra queda no número de passageiros de ônibus

É o resultado de um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que aponta decréscimo de 300 mil passageiros em 2015 em relação a 2014 e 2013

Notícias
 

Fonte: Via Trólebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 14 de agosto de 2015

Número de passageiros cai no país

Número de passageiros cai no país, aponta a NTU

créditos: Via Trolebus


Mais viagens no transporte público pode significar menos trânsito, e por consequência menos poluição e menos acidentes. No entanto, caiu a média de passageiros transportados por ônibus no território nacional. De acordo com levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), os sistemas de ônibus perderam, em 2015, 300 mil passageiros comparado ao período 2013 e 2014.

 

A pesquisa foi baseada em dados de nove capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, a retração se dá por conta da queda da velocidade operacional, o aumento dos custos e a competição com o automóvel. É preciso haver maior planejamento de linhas e itinerários, de acordo com Cunha.

 

Falta de infraestrutura nas cidades

A publicação da NTU aponta que o país possui 94 projetos de BRT em 33 cidades. Deste total, 18 estão em operação, 19 em obras e 57 em elaboração. Existem ainda 194 projetos de corredores e 130 de faixas exclusivas, evidenciando a importância de dar continuidade aos investimentos dos governos em mobilidade urbana.

 

Ainda sim, um dos principais entraves para ampliação de infraestrutura é a falta de projetos dos municípios. Um levantamento do Ministério das Cidades aponta que apenas 61 das 1.317 cidades pesquisadas possuem o Plano de Mobilidade Urbana concluído. A NTU aposta que o governo federal capacite gestores públicos nessas localidades para que os planos sejam desenvolvidos, para que indicadores como este descrito no começo do texto sejam revertidos.

 

Leia também:

Cuiabá terá novo modelo de ponto de ônibus

A Luta pelo Transporte em São Paulo

Faltam ônibus diretos ligando bairros de Recife. Passageiro vive maratona


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário