Túnel Santos-Guarujá pode ter área para expansão de VLT

Dersa está verificando a viabilidade de inclusão da linha no projeto

Notícias
 

 |  Autor: PINIweb.com.br  |  Postado em: 11 de novembro de 2011

Mapa do Guarujá

Mapa do Guarujá

créditos: Google

O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário AS) está avaliando a inclusão de área para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no projeto do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista. De acordo com o gerente de projetos do Dersa, Antonio Cavagliano, a companhia tem conversado com os consórcios que trabalham no Projeto Executivo do VLT de Santos para verificar a viabilidade de construção da linha no túnel.


Cavagliano fez a declaração na última quarta-feira (9), em evento realizado no Instituto de Tecnologia Aplicada (IPT) para a apresentação da tecnologia a ser adotada no projeto denominado Ligação Seca Santos Guarujá Prestes Maia.


Durante a atividade, o presidente do Dersa Laurence Casagrande Lourenço informou que o edital de licitação para execução do projeto básico do túnel submerso e licenciamento ambiental deverá ser publicado até o fim de novembro.


A tecnologia de túneis imersos é uma novidade no Brasil, de acordo com Cavagliano, porém mais de 100 deles já foram construídos pelo mundo, especialmente na Europa. A construção de uma ponte no local foi descartada pela limitação de altura imposta pela proximidade de uma base aérea. Já a opção por túnel escavado foi descartada por conta da presença de argilas moles no local.


A construção do túnel imerso também foi pela menor extensão das rampas de acesso necessárias. A construção deve ficar a 21 m de profundidade, 34,92 m de largura e contará com uma galeria de 4 m para pedestres e ciclistas.


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário