BRT no Rio circula abarrotado pelo segundo dia consecutivo

Trecho da Transolímpica fica sobrecarregado devido ao número reduzido de veículos em direção ao Parque Olímpico

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Roberto Maltchik  |  Postado em: 04 de agosto de 2016

 

BRT que saiu do Jardim Oceânico para a Barra da Tijuca. Foto: Roberto Maltchik/Agência O Globo 

 

O embarque às linhas de BRT na estação Jardim Oceânico para quem seguia de metrô da Zona Sul do Rio ficou complicado na manhã desta quinta-feira (4), devido ao número reduzido do ônibus e ao descompasso entre a chegada dos metrôs e a saída dos veículos articulados. 

 

Pelo segundo dia consecutivo, a reportagem de O Globo registrou o BRT, de uso exclusivo da família olímpica, abarrotado. Os coletivos só saiam depois da lotação completa. Passageiros brasileiros e estrangeiros protestavam pela pouca quantidade de veículos, justamente no horário de deslocamento em direção ao Parque Olímpico. A maior parte do público era formada por voluntários e trabalhadores da Olimpíada.

 

Procurados pelo O Globo, tanto funcionários do BRT quanto do metrô não souberam informar o horário exato de saída dos BRTs ou mesmo se havia sincronia entre a chegada do metrô e a saída do ônibus. O uso do metrô e do ônibus articulado é a única maneira de acesso recomendada pelas autoridades da cidade para o deslocamento Zona Sul - Parque Olímpico. A reportagem presenciou os episódios entre 7h15m e 8h desta quinta-feira e também na quarta (3).

 

"Eu percebo a desorganização e o desrespeito com o público, em especial com os trabalhadores da Olimpíada. Na prática, eu venho aqui porque preciso trabalhar. Fico muito tempo esperando dentro do ônibus, pago um valor absurdo de passagem, não tem nem lugar para sentar e mal dá pra ficar em pé", disse Fernanda Fernandes, que trabalha com relações públicas, e está sentada de forma improvisada no apoio da parte de trás do BRT.

 

Uma outra passageira, que não quis se identificar, revelou ainda uma outra preocupação. O metrô das linhas 1 e 2 começa as 5h, porém o sistema olímpico só começa as 6h.

 

"Eu fico mofando na General Osório a espera da linha 4. Só que a gente tem hora pra começar a trabalhar, por isso que a gente sai cedo de casa", afirmou.

 

Comentários do Mobilize:

 

Afinal, o sistema implantado no Rio é mesmo um BRT? A situação degradante reportada pelo jornalista de O Globo não condiz em nada com as definições apresentadas sobre o transporte nos sites BRT Brasil e Wri Brasil, que copiamos abaixo:

 

BRT Brasil:

"O BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, excelência em marketing e serviço ao usuário."

 

Wri Brasil completa: 

"Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:

- Corredores dedicados para a circulação do transporte coletivo;

- Embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido;

- Sistema de pré-pagamento de tarifa;

- Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;

- Transferência entre rotas sem incidência de custo;

- Integração com outros modais de transporte;

- Centro de controle operacional;

- Priorização semafórica;

- Informação em tempo real ao usuário;

- Acessibilidade universal."

 

Leia também:

Legado de mobilidade dos Jogos será insatisfatório, diz especialista 

Mapa de transportes públicos do Rio de Janeiro 2016-17 

Metrô olímpico inicia operação de passageiros ainda em obras


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário