Metrô olímpico inicia operação de passageiros ainda em obras

"Ainda estamos terminando a obra. Inauguraram sem estar pronta, como toda obra do governo", disse operário da parte elétrica que trabalhava na estação São Conrado

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Pedro Fonseca/ Reuters  |  Postado em: 01 de agosto de 2016

 

Presidente interino Michel Temer na inauguração da Linha 4 neste sábado (30). Foto: Beto Barata/Fotos Públicas

 

Operários ainda trabalhavam nesta segunda-feira (1º) para concluir as obras da nova Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, construída para ser a principal via de acesso do público ao Parque Olímpico dos Jogos de 2016, a quatro dias da cerimônia de abertura do evento.

 

Principal obra de legado da Olimpíada, ao custo de 10 bilhões de reais, a Linha 4 foi inaugurada no sábado (30) pelo presidente interino Michel Temer e começou a operar hoje, por enquanto apenas para profissionais credenciados para trabalhar nos Jogos.

 

Publicidade

O novo trecho reduziu o tempo de viagem entre a zona sul e o centro do Rio para a Barra da Tijuca, bairro que concentra a maior parte das instalações olímpicas, mas trabalhadores ainda finalizavam os serviços enquanto os primeiros passageiros embarcavam na nova linha.

 

"Ainda estamos terminando a obra; inauguraram sem estar pronta, como toda obra do governo", disse um operário da parte elétrica, ao lado de um grupo de trabalhadores, no interior da estação São Conrado, uma das mais importantes da nova linha, pois atenderá ao moradores da favela da Rocinha.

 

Procurada, a concessionária Metrô Rio não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre as obras ainda em andamento.

 

A inauguração do novo trecho do metrô chegou a ser colocada em dúvida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, devido aos atrasos nas obras, e a Prefeitura tinha preparado um "plano B" para o transporte olímpico com o uso de ônibus extras caso a obra não fosse concluída a tempo.

 

A viagem de Copacabana, região que concentra o maior número de turistas, para o ponto da Barra onde fica a estação de metrô leva cerca de 15 minutos, em comparação com até 1 hora de ônibus ou carro em caso de tráfego pesado.

 

Da estação de metrô até o Parque Olímpico, coração dos Jogos, a viagem é feita em um ônibus do BRT, que trafega por uma faixa exclusiva.

 

O trajeto leva cerca de 25 minutos. Com os períodos de espera e as integrações, todo o trecho é feito em aproximadamente 1 hora.

 

Abertura aos poucos

Principal obra de mobilidade urbana para os Jogos Olímpicos, a nova linha será aberta para os torcedores com ingressos a partir de 5 de agosto, dia da cerimônia de abertura do evento no estádio do Maracanã.

 

O público em geral só terá acesso depois de um período de pausa para ajustes que será realizado logo após os Jogos Paralímpicos, em setembro. A expectativa é que até o fim do ano esteja operando a plena capacidade.

 

Projeto há anos na gaveta dos governos estaduais do Rio, a expansão do metrô para a Barra da Tijuca foi um compromisso assumido na candidatura da cidade em 2009 para realizar a primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul.

 

O orçamento inicial na fase conceitual da obra era de cerca 5 bilhões de reais, mas depois a projeção foi ajustada para mais de 7 bilhões de reais. Ao final, a Linha 4 custou quase 10 bilhões de reais, sendo 8,5 bilhões de reais bancados pelo governo do Estado.

 

Leia também:

Obras da estação do metrô no Jardim de Alah, no Rio, estão concluídas

Obra de metrô do Rio usou contratos dos anos 1980 e 1990 

Trecho olímpico do metrô do Rio ganha nova estação e novos testes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário