Em Fortaleza, usuários do sistema integrado chegam a disputar bicicletas

Com altos números de cadastros e viagens, estação no terminal Parangaba quase sempre está sem bicicletas. Usuários relatam que fila para uso é frequente

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Eduarda Talicy  |  Postado em: 25 de agosto de 2016

Usuários fazem fila à espera de bicicletas no Term

Usuários fazem fila à espera de bicicletas no Terminal

créditos: Camila de Almeida

 

A disputa por uma bike na Estação de Bicicleta Integrada, próximo ao Terminal da Parangaba, é grande. Com a possibilidade de passar até 14 horas com o equipamento, dificilmente no local há uma bicicleta disponível sem alguém à espera pelo uso. É que a fila já se tornou hábito.

 

Próximo ao painel de retirada ou mesmo nos bancos no entorno, combinados no boca a boca, usuários se organizam para manter a ordem de uso — o que nem sempre funciona. O sistema ganhou na última quarta feira (24) uma nova estação, no Papicu.

 

Assis Gadelha, de 38 anos, auxiliar de serviços gerais, utiliza a bicicleta todos os dias para ir e voltar para casa. “Aqui já teve muita confusão. As pessoas chegam com as bicicletas, esperam os 15 minutos que precisa (entre uma viagem e outra) e tiram novamente, sem deixar outra pessoa da fila pegar”, conta. Outros usuários inclusive afirmam que essa “apropriação” é o principal motivo para que haja filas de espera por bicicletas e confusões perto da estação.

 

A concorrência é ainda mais acirrada às sextas-feiras, quando é possível pegar a bicicleta e passar o fim de semana com ela, devolvendo-a somente na segunda-feira pela manhã.

 

Em pouco mais de dois meses, os usuários do Bicicleta Integrada já realizaram mais de 4 mil viagens e o sistema contabiliza mais de 530 cadastros. A alta demanda faz com que em quase todos os horários a estação na Parangaba, que conta com 50 bicicletas, fique vazia.

 

Após aguardar quase 30 minutos, agarrado em moletas, quem chega em direção à estação é o porteiro Rafael Gomes. Ele costuma utilizar a “laranjinha” para ir e voltar do trabalho, na avenida Barão de Studart. Já Antônia Aldenir, de 47 anos, conta que, mesmo cadastrada, passa todos os dias em frente à estação e nunca consegue usar a magrela. Porque nunca tem. “Eu hei de conseguir”, projeta.

 

De acordo com Luiz Alberto Saboia, secretário-executivo da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), a medida para aumentar a rotatividade das bicicletas foi ampliar o tempo de espera. A partir de hoje, o intervalo mínimo entre uma viagem e outra pelo mesmo usuário, antes de 15 minutos, passa a ser de 3 horas.

 

O secretário afirma que, até o fim do ano, todos os terminais terão estações do sistema de Bicicletas Integradas.

 

Saiba mais

As bicicletas do Terminal da Parangaba podem fazer integração com a estação do Papicu e vice-versa. O sistema não se integra com o Bicicletar.

 

O usuário pode ficar com a bicicleta por até 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta ou permaneça no local de trabalho com ela durante o expediente.

 

A cada uma hora de atraso na devolução da bicicleta, o usuário tem o cadastro bloqueado por um dia.

 

Leia também:

Fortaleza inaugura nova estação do Bicicleta Integrada 

Futuro promissor para o VLT, avalia estudo 

Rede de transportes sobre trilhos avançou só 10,4 km no Brasil em 2015 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário