Brasilia Para Pessoas

15
março
Publicado por Brasília no dia 15 de março de 2018

Texto e Fotos: Uirá Lourenço

O que terá acontecido com os balizadores da Asa Sul (via W5), em frente a um dos acessos do Parque da Cidade? Ao passar pelo local, percebi que os seis balizadores sumiram…

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????
Em fevereiro os balizadores estavam lá. Em março, haviam sumido

 

Seria uma intervenção para, em breve, a calçada ser convertida em estacionamento? Ou alguém surrupiou as enormes bolas de concreto?

 

Após divulgar as fotos em rede social, uma servidora da Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal (Segeth) informou que os autores do projeto entenderem não serem necessários balizadores nas travessias, pois acabavam atrapalhando os pedestres e ciclistas. Então, solicitaram o remanejamento das esferas.

 

No início da W3 Sul foram instalados balizadores em muitos pontos no ano passado, que ajudam a conter a farra do estacionamento irregular sobre calçadas e canteiros.

 

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????
Balizadores instalados no início da Asa Sul

 

Com a retirada das esferas há risco de as calçadas se tornarem estacionamento, como ocorre em vários pontos da Asa Sul, a exemplo do Setor de Rádio e TV. Nota-se que, além das calçadas, canteiros e pontos de ônibus são invadidos pelos maustoristas na região.

 

 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????
 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????
Calçadas, canteiros e pontos de ônibus invadidos no início da Asa Sul: farra motorizada

 

Considerando o desrespeito observado diariamente, seria melhor que, em vez de retirados, fossem instalados ainda mais balizadores. Numa cidade dominada por carros, as bolas garantem caminhos livres a pedestres e ciclistas.

 

Talvez seja o caso de instalar balizadores menores ou avaliar previamente os locais e ajustar a distância entre balizadores. Assim, evita-se a farra automotiva sem comprometer o conforto dos que caminham e pedalam.



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social