Campanha Sinalize


Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo
Como fiscalizar e onde denunciar

Conheça as leis e exija a sinalização em sua cidade

Você sabia que são direitos do usuário do transporte público, estabelecidos pela Lei de Mobilidade Urbana (12.581/2012), participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade? Mas não é só, a Lei de Mobilidade ainda determina que o usuário deve ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.

Está definido no artigo 72 do Código de Trânsito Brasileiro que todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao Código. Por outro lado, o artigo 73 diz que cabe aos órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema, analisar as solicitações e respondê-las por escrito, dentro de prazos mínimos, esclarecendo ou justificando a análise feita, e se pertinente informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.

Ou seja, se você quer reclamar de problemas nas calçadas; da falta de sinalização; do tempo semafórico insuficiente para a travessia; da necessidade de uma ciclovia; do ônibus atrasado ou de qualquer problema que dificulta a nossa mobilidade, ao invés de esquentar o ouvido de quem está ao seu lado, saiba que os órgãos públicos tem a obrigação de te escutar.

Infelizmente, em geral os órgãos públicos e privados que cuidam destes problemas não destacam um efetivo suficiente para identificá-los e corrigi-los, em especial nos grandes centros. Se queremos ajudar a construir cidades mais humanas, com condições dignas de mobilidade, é nosso dever como cidadãos cobrar dos órgãos competentes as melhorias que julgamos necessárias. Todos nós sabemos que reclamar para os céus não contribui em nada na transformação da sociedade, mas a quem então devemos dirigir estas reclamações?

As prefeituras e os diversos órgãos responsáveis para cada assunto disponibilizam canais de comunicação aos munícipes para registro de solicitações e reclamações por meio de telefones, sites e redes sociais. Quando a queixa é registrada o munícipe recebe um número de protocolo para acompanhamento do pedido. Se na sua cidade não houver estes canais sua reclamação poderá ser feita por meio de carta registrada para a prefeitura ou órgão responsável com a finalidade de documentar o pedido e possibilitar seu acompanhamento.

É importante saber o que e como pedir e para quem encaminhar seu pedido. Por exemplo: a sinalização viária é definida pelo Código de Trânsito Brasileiro, legislação federal, válida para todo o território nacional. Assim obedece a padrões definidos por resoluções pré-estabelecidas. O setor responsável pela sua implantação e manutenção é o órgão que cuida do trânsito do local para onde você está fazendo seu pedido: uma rua da sua cidade ou uma rodovia.

A implantação e manutenção de infraestruturas de circulação como calçadas e ciclovias são de responsabilidade da secretaria ou departamento de obras das prefeituras, administrações regionais ou subprefeituras,  assim como os elementos de acessibilidade universal como rebaixamentos de calçadas, pisos podotáteis, pisos direcionais. Eles também são obrigatórios por lei federal. No caso de rodovias, as solicitações deverão ser encaminhadas para o órgão responsável por elas.

Portanto se algo não vai bem na sua cidade, Sinalize, aponte os problemas para os responsáveis e cobre deles a solução! Com este tipo de atitude você estará contribuindo para melhorar a vida de todos.

Leia mais:

Código de Trânsito Brasileiro

Cerca de 75% das cidades brasileiras ainda não municipalizaram o trânsito

As bicicletas na legislação brasileira

Veja onde reclamar

Consulte seu município no site do Denatran: www.denatran.gov.br

 

Órgão

Site

Canal para Solicitação

Observação

Belo Horizonte (MG)

BH Trans – Empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte – Prefeitura de Belo Horizonte

Link

Cadastro no site informando problema e logradouro

 

Brasília (DF)

Secretaria de Estado de Transporte do Distrito Federal

Link

Secretaria do Estado de Transportes do Distrito Federal - STDF
Anexo do Palácio do Buriti - 15º andar - CEP: 70.075-900
Telefone: (61) 3441-3466 | E-mail

Por telefone, pessoalmente ou por e-mail

Cuiabá (MT)

Secretaria de Transito e Transporte Urbano

Ouvidoria Geral

Telefone da secretaria de trânsito (65) 3315-4200

Reclamação via formulário na página da ouvidoria ou contato telefônico diretamente na secretaria de transportes

Curitiba (PR)

Secretaria Municipal de Trânsito

Link

As solicitações quanto à sinalização viária horizontal, vertical, implantação de redutor de velocidade, alteração de sentido de circulação e definição de via preferencial podem ser feitas através do Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Trânsito na Rua Benjamin Constant, 157 em dias úteis, das 8:30h às 17h, ou pela Central 156.

Documentos necessários:  Na SETRAN (Protocolo Geral): solicitação escrita com indicação precisa do local para onde está sendo solicitado o serviço.  Telefone: Central 156

Fortaleza (CE)

Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania

Link

Ouvidoria - Reclamações, elogios e esclarecimentos gerais:
(85) 3246-0930, das 8 às 12h e 14 às 18h, dias úteis

Também pode ser feito cadastro no site informando o logradouro e a ocorrência

Manaus (AM)

Manaustrans - Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito

Link

Contato através de formulário fale conosco –por e-mail, correspondência ou telefone Avenida Tefé, 850 – bairro Japiim I CEP: 69078-000
Telefone: 0800 092 1199

Por e-mail, carta, telefone ou formulário:

http://www.detran.am.gov.br/index.php?area=contato

Natal (RN)

Secretaria de Meio Ambiente e urbanismo

Link

Horário de Atendimento da Ouvidoria: de Segunda a Sexta das 08:00 as 14:00, exceto feriados.
E-mail ou telefone : 3232-6748 e 3232-6389

Por e-mail ou telefone

Porto Alegre (RS)

Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)

Link

Por telefone, disque o numero 156 e tecle a opção 1; pela internet clique no link e preencha formulário; Para reclamações referentes a trânsito e transporte, protocole o seu pedido no Atendimento ao Cidadão da EPTC, Av. Erico Verissimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Por telefone, internet ou pessoalmente

Recife (PE)

Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano

Link

Preencher o formulário disponível no site e depois entrar em contato com a secretaria. Endereço: 12º andar – Prefeitura do Recife
 -Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE CEP: 50030-903
Fone: (81) 3355.8123

 

Rio de Janeiro (RJ)

Secretaria Municipal de Transportes

Link

Não há contato direto com a secretaria, é necessário fazer a reclamação diretamente na ouvidoria

 

Salvador (BA)

Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte

Link

Rua Agnelo de Brito, 201 - Federação CEP: 40.245-210 | Telefone: 2105-2900/2902

Contato pessoalmente ou pelo telefone da secretaria

São Paulo (SP)

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

Link

Por meio de formulário online no link ou por telefone, no serviço 1188