Campanha Sinalize


Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo
Sinalização

As leis são federais, mas cabe às prefeituras instalar e manter os sinais 

Sinalização de trânsito faz parte da infraestrutura viária e deve seguir uma padronização nacional, amparada nas leis de trânsito. É assim no Brasil e em qualquer país organizado.

A atual legislação brasileira que define a sinalização, o Código de Trânsito Brasileiro, Lei Federal 9503/97, apresentou evolução considerável em relação à antiga legislação no que diz respeito à mobilidade não-motorizada e em relação aos deficientes físicos, neste caso, conforme a Lei Federal 10. 098/2000 da Acessibilidade. A lei tornou obrigatória a garantia de acessibilidade de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida a edifícios, espaços públicos e sistemas de transporte. No entanto, essa legislação ainda precisa ser revista e melhorada, e isto depende de um intenso diálogo entre as autoridades e a sociedade organizada.

Toda a sinalização urbana deve ser organizada e mantida pelo órgão responsável por administrar o trânsito em cada município. Esses órgãos são responsáveis por elaborar os projetos, implantar e fazer a manutenção da sinalização de trânsito, incluindo os sinais para pedestres, cadeirantes e ciclistas.

Os pontos de ônibus, com ou sem abrigo, não são considerados mobiliário urbano e geralmente cada cidade adota seu padrão, assim como define critérios para a localização dessas paradas. O Código de Trânsito Brasileiro define como deve ser a informação ao usuário do transporte coletivo nos pontos de parada: no mínimo, deve haver a indicação das linhas que servem o local e, se possível, seus horários. Mas, segundo o CTB, cabe ao órgão municipal a responsabilidade pelo serviço de transporte coletivo, inclusive a sinalização pertinente.

Caso não cumpra essa obrigação, a prefeitura do município ou o órgão de trânsito poderão ser interpelados pelo Ministério Público, o que poderá gerar multa, indenização ou até prisão dos responsáveis.

*Informações de Meli Malatesta

Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito  

O Mobilize Brasil elaborou uma tabela resumida contendo exemplos de sinalização para pedestres e ciclistas presentes no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. 

Exemplos

Saiba mais

Sinalização Vertical de Regulamentação

                           

Download

Sinalização Vertical de Advertência

Download

Sinalização Vertical de Indicação

Placas de orientação de destino

Download

Placas educativas

Placas de serviços auxiliares

Placas de atrativos turísticos

      

Sinalização Horizontal

          

Download

      

Sinalização Semafórica

                                                        

 

 

Veja o Resumo do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

Veja tabela de como fiscalizar