Campanha Sinalize


Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo
Sobre a campanha

Avaliar a sinalização e propor mudanças

A campanha Sinalize procura sensibilizar a população, prefeitos, vereadores, governadores e até o governo federal para a necessidade urgente de melhorar a sinalização urbana, especialmente para pedestres, ciclistas e passageiros dos transportes públicos.

Antes de sair para as ruas procuramos estudar as leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização das vias. Com base nesse “mergulho” no assunto, desenvolvemos nossos próprios critérios para avaliar a sinalização.

Finalmente, em maio, saímos às ruas para testar nossa ferramenta e avaliar – na prática – como está a sinalização em algumas capitais brasileiras.

Ações de educação
Procuramos reunir informação sobre o tema e compartilhá-la com outros grupos e pessoas atuantes em cidades do Brasil. Sugerimos a realização de campanhas educativas em escolas e atividades práticas nas ruas, de forma a demonstrar como a sinalização pode ser um poderoso agente de mobilidade urbana.

Sobre os critérios de avaliação
O Mobilize Brasil sugere que as avaliações sejam feitas em vias e rotas de grande circulação, somente em regiões com urbanização antiga, com mais de 50 anos. São as ciclovias ou vias de grande circulação de ciclistas; áreas no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte.

Tal como na campanha “Calçadas do Brasil”, o levantamento Sinalize procurou coletar dados observáveis por qualquer pessoa que circule pelo ambiente urbano. Assim, o mesmo formulário usado pelos colaboradores do Mobilize estará disponível para o público, que poderá avaliar a sinalização de suas cidades e bairros, e publicar os resultados em um mapa, com a possibilidade de incluir imagens do local avaliado, por meio de sistema de georreferenciamento disponível no endereço www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/formulario

Sinalize!