Ciclovias e Mobilidade por Bicicleta no DF - Imagens da infraestrutura cicloviária Asa Norte, W5

Este estudo mostra, de forma detalhada, as condições da ciclovia W5 Norte, construída na Asa Norte do DF. Além de farto material fotográfico, há tópicos com a análise dos problemas e no final, propostas de melhorias e exposição dos motivos que levaram à elaboração da documentação sobre a ciclovia

Infrações de trânsito prejudicam o ciclista na W5

Infrações de trânsito prejudicam o ciclista na W5

créditos: Divulgação

Autor: Uirá Lourenço

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasília/DF - Ciclovia da W5 Norte

Ano: 2013

Inconformado com os problemas observados na Ciclovia da W5 Norte, no DF, e com o descaso do Poder Público no tema mobilidade urbana saudável, o ciclista Uirá Lourenço tomou a iniciativa de elaborar um amplo estudo, com tópicos de textos intercalado à farta documentação fotográfica sobre as falhas da infraestrutura cicloviária implantada na Asa Norte de Brasília.

 

As fotos foram tiradas por dias seguidos, de novembro de 2012 a abril deste ano, para servir como um testemunho das falhas estruturais e das infrações de motoristas que estacionam ilegalmente seus autos sobre as calçadas e diante dos acessos da ciclovia, bloqueando o caminho tanto de ciclistas como de pedestres.

 

Além das infrações recorrentes e da ausência de medidas educativas e de fiscalização por parte do órgão responsável, o Detran-DF, o estudo revela outras falhas graves da ciclovia, a saber: descontinuidade no trajeto; falta de sinalização; falta de preferência nos cruzamentos; conflitos com pedestres; falhas na iluminação; problemas de drenagem; pontos de acesso e de travessia inseguros ou inexistentes.

 

São citados trechos do Código de Trânsito, da Política Nacional de Mobilidade Urbana e de leis distritais que amparam a mobilidade urbana sustentável e, finalmente, o trabalho faz a apresentação de propostas e dá exemplos do exterior que podem ajudar a melhorar as condições da ciclovia não só na capital federal, mas em todas as cidades brasileiras que vêm investindo na estrutura cicloviária. 

 
Arquivos
Download
ANEXO Ciclovias e Mobilidade por Bicicleta: Europa
Imagens das condições da infraestrutura cicloviária em capitais europeias e cenas do uso de bicicleta na Europa
Download
Ciclovias e Mobilidade por Bicicleta no DF
Estudo mostra, de forma detalhada, as condições da ciclovia W5 Norte, situada na Asa Norte do DF. Além de fotos, há tópicos com a análise dos problemas e, no final, propostas para ajudar a melhorar as condições da ciclovia do DF

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário