Mobilidade Urbana por Meio de Vias Inteligentes

Apresentação trata de projeto para implantação de um sistema de vias inteligentes, para controle da capacidade do transporte público em São Paulo. O objetivo é a construção de um software que monitore e informe a capacidade em tempo real de todos os sistemas de transporte coletivo a partir de um centro de controle unificado.

centro de controle da cptm

Autor: Jaguarici Silva

Assunto: Apresentações

Abrangência: São Paulo

Ano: 2014

Divulgada em maio passado durante um simpósio técnico em Londrina (PR), esta apresentação ilustra o trabalho do pesquisador e arquiteto Jaguaraci Silva, que sugere a implantação de vias inteligentes em grandes centros como São Paulo. A proposta é que as vias sejam monitoradas com dados em tempo real sobre as melhores rotas de mobilidade, definidas com base na informação sobre a capacidade de usuários verificada em cada modal.

 

Prevê ainda a estruturação de um sistema integrado de coleta e envio de dados, direcionados a um centro de operações de tráfego (de metrô, trem, ônibus). A ideia do autor é a construção de um software inteligente, integrado a esse centro de controle. Isso facilitaria aos governantes uma redução significativa do custo dos engarrafamentos (calculado em mais de 50 bilhões/ano só na capital paulista), e proporcionando a melhoria significativa da qualidade de vida da população.

Arquivos
Download
Mobilidade urbana por meio de vias inteligentes
Apresentação de projeto na área de arquitetura de software para a construção de um sistema inteligente, de monitoramento da capacidade do transporte público da cidade de São Paulo.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário