Mobilidade urbana em Ribeirão Preto (SP) e suas interfaces com a dimensão regional

Este trabalho fornece dados que podem ajudar na elaboração de um plano de mobilidade urbana para um município de médio porte - Ribeirão Preto, ao norte do Estado de SP - considerando suas interfaces com a dimensão regional, e indo da escala regional para chegar à escala do pedestre.

Congestionamento na Rua São Sebastião, no centro

Congestionamento no centro de Ribeirão (SP)

créditos: Reprodução

Autor: Letícia Musembani e César Rocha Muniz (co-autor)

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Ribeirão Preto e região

Ano: 2014

 

O objetivo geral deste trabalho é discutir a mobilidade urbana em Ribeirão Preto e suas interfaces com a dimensão regional, com foco na melhoria do atendimento da demanda do município decorrente ao fluxo de pessoas que utilizam seus diversos equipamentos urbanos e serviços oferecidos.

 

Os objetivos específicos são:

- Delinear um plano básico e geral de conexão interligando as cidades que compõem a Região Administrativa de Ribeirão Preto

- Apresentar um plano de mobilidade básico e geral para a cidade de Ribeirão Preto, tendo como elemento interlocutor o plano de conexão proposto interligando as cidades que compõe a Região Administrativa de Ribeirão Preto

- Concentrar os estudos na região central e norte do município de Ribeirão Preto, ampliando a escala de detalhamento para um eixo viário determinado, em função de sua complexidade e problemas de mobilidade urbana detectados durante a etapa de levantamento de dados

 

O tema da pesquisa — dada à quantidade de aspectos que se relacionam ao tema — tem como foco a integração do transporte público, abordando aspectos relacionados à acessibilidade, centralização e descentralização de atividades, congestionamento/tráfego, infraestrutura urbana, inclusão social, equipamentos urbanos, poluição e modais não motorizados. 

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Mobilidade urbana em Ribeirão Preto e região
Trabalho discute a mobilidade em Ribeirão Preto e região, com foco na melhoria do atendimento da demanda do município decorrente do fluxo de pessoas que utilizam os diversos equipamentos urbanos e serviços oferecidos

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