Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paulo

Pesquisa realizada na capital paulista pela Ciclocidade - Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, em parceria com a ONG Transporte Ativo, traz respostas aos muitos questionamentos relacionados a este meio de transporte.

Pesquisa revela quem é o ciclista da cidade de SP

Pesquisa revela quem é o ciclista da cidade de SP

créditos: Reprodução

Autor: Ciclocidade

Assunto: Apresentações

Abrangência: São Paulo

Ano: 2015

 

Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte nas cidades? E por quê? Quanto tempo as pessoas gastam e qual a distância percorrida nos deslocamentos? Como avaliam seus percursos, as estruturas viárias e cicloviárias e o que propõem para melhorar?

 

Nos resultados da pesquisa realizada pela Ciclocidade, o que se verificou é que o uso da bicicleta na cidade de São Paulo é muito mais amplo e diverso do que se imagina. O objetivo da pesquisa, no entanto, é avançar nessa contribuição ao tema, e levantar todo tipo de informações que subsidiem a formulação de mais e melhores políticas públicas voltadas a quem usa a bicicleta na cidade.

 

Resultados

Divulgada no dia 21 de setembro de 2015, a pesquisa da Ciclocidade trouxe um dado interessante: cerca de 40% dos ciclistas de São Paulo começaram a pedalar há menos de um ano. 

 

Durante o levantamento, os ciclistas entrevistados confirmaram que a bike é usada como meio de transporte ao menos 5 vezes durante a semana. 

 

Já entre os entrevistados que disseram nunca usar ciclovias em suas viagens, 80% estão na periferia. Com relação à renda, quase 40% dos ciclistas da capital paulista ganham entre 0 (sem renda) e 2 salários mínimos (R$ 1.576). No total, foram aplicados 1.804 questionários entre 10 e 28 do último mês de agosto. Sobre a faixa etária, quase 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos. Ciclistas entre 35 a 44 anos são o segundo maior grupo, com 27%. 

Arquivos
Download
Perfil de quem usa bicicleta na cidade de São Paul
Pesquisa realizada na capital paulista pela Ciclocidade - Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, em parceria com a ONG Transporte Ativo, traz respostas a muitos questionamentos relacionados a este meio de transporte sustentável

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário