Cidades Vivas, em direção a um mundo caminhável

A publicação da empresa de engenharia e planejamento urbano Arup discute e aprofunda as possibilidades do andar a pé como ato transformador das cidades em todo o mundo

Walker

Cidades caminháveis, por um mundo caminhável

créditos: Reprodução

Autor: Arup

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2016

Cidades Vivas: rumo a um mundo caminhável é uma surpreendente publicação da empresa de engenharia e planejamento urbano Arup que discute e aprofunda as possibilidades do andar a pé como ato transformador das cidades.

 

O relatório da Arup sinaliza o rompimento com o velho modelo urbano baseado no uso exclusivo do automóvel: depois de quase cem anos de construção de mais e mais avenidas, túneis, viadutos e locais para estacionamento, agora as cidades mais avançadas do mundo trabalham para estimular as formas de transporte ativo, especialmente a caminhada e o uso da bicicleta. 

 

A empresa que tem sede em Londres começou o estudo identificando as ações que têm sido implementadas em oitenta cidades tão diferentes como Los Angeles, onde apenas 4% de viagens são feitas em pé, e Istambul, na Turquia, onde 48% da população caminha diariamente.

 

O estudo identificou cinquenta medidas permanentes ou temporárias, que têm sido adotadas em cidades, como os parklets de SãoPaulo, ou a política Vision-Zero, em Nova York, que procura zerar as mortes em acidentes de trânsito e a criação de pedestrianização das ruas.

 

O objetivo do trabalho não é simplesmente reiterar as ações já bastante conhecidas, mas demonstrar aos mais céticos o impacto positivo que a pedestrianização pode trazer para a conquista de cidades mais tranquilas, com ganhos para o ambiente urbano e seus habitantes.

Arquivos
Download
Towards an walking world
O estudo identificou cinquenta medidas permanentes ou temporárias, que têm sido adotadas em cidades, como os parklets de SãoPaulo, ou a política Vision-Zero, em Nova York, que procura zerar as mortes em acidentes de trânsito.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário