Mulheres de bicicleta em SP: da "cidade imoral" para a "cidade conquistada"

Em pesquisas recentes (Ciclocidade), perguntadas sobre o que as impede de fazer maior uso da bicicleta para se mover na cidade de São Paulo, as mulheres em sua maioria mencionaram desafios como risco de queda, colisão ou assalto, ou medo de compartilhar a via por falta de respeito dos motoristas entre os principais motivos. Até mesmo pedalar por ruas sem infraestrutura cicloviária aparece como um receio menor frente aos problemas citados acima.

Mulheres e bicicleta: para além da estrutura ciclo

Mulheres e bicicleta: para além da estrutura cicloviária

créditos: Reprodução

Autor: Letícia Lindenberg Lemos*

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: São Paulo

Ano: 2017

 

Neste artigo, publicado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e assinado por três especialistas em planejamento e mobilidade urbana vinculadas à FAUUSP, são destacadas ações que podem tornar a bicicleta uma opção real e atraente às mulheres em especial, ações que no entender das autoras devem partir de uma abordagem mais ampla, de caráter social e cultural, não restrita a problemáticas da melhoria da infraestrutura cicloviária ou de deslocamento urbano. Como diz o texto: "Aos poucos, as mulheres mudam sua relação com o espaço público, e junto com mobilizações sociais mais atuais pelos modos ativos, ocupam as cidades, ainda que sobre uma base socioterritorial desigual, com infraestrutura concentrada, que reflete as enormes diferenças de classe, escolaridade, raça e etnia, entre outras questões."

 

*Coautoras: Marina Kohler Harkot e Paula Freire Santoro

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Mulheres de bicicleta em SP: "cidade conquistada"
Artigo assinado por três especialistas em planejamento e mobilidade urbana ligadas à FAUUSP destaca as ações que podem tornar a bicicleta uma opção real e atraente às mulheres, dentro de uma abordagem ampla, de caráter social e cultural

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