Eficiência Energética na Mobilidade Urbana

Esta apresentação aborda os objetivos do projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desenvolvido pela agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) no âmbito do Ministério das Cidades.

Eficiência Energética na Mobilidade Urbana

Eficiência Energética na Mobilidade Urbana

Autor: Agência GIZ

Assunto: Apresentações

Abrangência: Brasil

Ano: 2017

O trabalho da agência GIZ de cooperação Brasil-Alemanha, focado na eficiência energética, destina-se a orientar e implementar políticas nacionais e ações municipais na gestão da mobilidade urbana de cidades médias brasileiras, promovendo intervenções em níveis institucional, regulatório e procedimental. 

 

Como ponto de partida, o projeto vai atuar em duas cidades-piloto, que receberão informações sobre o seu potencial de eficiência energética e a demanda de recursos disponíveis.

 

Além de trazer orientações sobre o escopo apropriado de ações nas cidades-piloto, será feita a divulgação de experiências, práticas e dos resultados promissores para entes federados e “stakeholders” (partes interessadas). 

 

O projeto EEMU está alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e as suas sinergias correspondem ao esforço nacional de redução das emissões dos GEEs (Gases de Efeito Estufa), tal como indicado no Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima (PSTM), elaborado a partir da Lei nº 12.187/2009. 

 

Resultados esperados 

O projeto porá à disposição das cidades envolvidas instrumentos para a avaliação dos potenciais de eficiência energética e para o acompanhamento das ações relevantes no domínio da mobilidade urbana.

 

Estarão disponíveis diretrizes técnicas e recomendações para o planejamento, financiamento, implementação e gestão da mobilidade urbana atrelada a energética eficiente nas cidades brasileiras. Será iniciada uma “Rede de Competência” internacional e intersetorial de conhecimentos especializados para promover a transferência de conhecimentos sobre a eficiência energética na mobilidade urbana.

 

Além da elaboração de um conceito de mobilidade integrada que incorpore o critério de eficiência energética para cidades médias no país, o projeto deverá contribuir para o fortalecimento do treinamento técnico na área da eficiência energética na mobilidade urbana. 

 

A intenção é que o conhecimento adquirido com as cidades-piloto possa se espalhar para outras cidades brasileiras e dentro do setor de transportes. Para tanto, será fornecido treinamento técnico para funcionários e tomadores de decisões do Ministério das Cidades, das cidades piloto e outros agentes.

Arquivos
Download
Eficiência Energética na Mobilidade Urbana
Apresentação aborda os objetivos do projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), desenvolvido pela agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) no âmbito do Ministério das Cidades.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário