Novo método de cálculo dos custos de ônibus

Com 36 itens detalhados, a nova metodologia busca atender as necessidades atuais dos gestores públicos, operadores do serviço e usuários de modo transparente e ajudar os municípios a manterem um transporte público coletivo mais equilibrado e eficiente

Novo método de cálculo dos custos de ônibus

Novo método de cálculo dos custos de ônibus

créditos: Reprodução

Autor: Associação Nacional de Transportes Públicos

Assunto: Cartilhas e Manuais

Abrangência: Nacional

Ano: 2017

Segundo a ANTP, a planilha inova ao especificar a forma de remuneração do concessionário (remuneração pela prestação do serviço), que não estava explícito na metodologia antiga. O método permite ainda a definição de matriz de risco para os contratos de concessão do setor, definindo critérios objetivos para o cálculo de fatores externos que interferem na operação do serviço.

O documento esclarece os custos para os usuários, e beneficia os municípios, que terão facilidade para usar a planilha nos processos licitatórios e nas negociações de contratos de concessão dos serviços de transporte. As formulações matemáticas empregadas no documento são aplicáveis a qualquer situação, desde que os municípios tenham os dados e informações necessários para os cálculos. 

Arquivos
Download
Apresentação do método de cálculo
Em 192 páginas trabalho da ANTP promete mais transparência para o cálculos dos custos de transportes públicos. Veja uma apresentação da proposta.
Download
Novo método de cálculo dos custos de ônibus (2017)
Com 36 itens, a nova metodologia busca atender as necessidades de gestores públicos, operadores do serviço e usuários de modo transparente e ajudar os municípios a manterem um transporte público coletivo mais equilibrado e eficiente

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário