Guia de Planejamento Cicloinclusivo - ITDP Brasil

Publicação do ITDP Brasil destinada a gestores públicos indica elementos para o planejamento cicloinclusivo e dá diretrizes para projetos de infraestrutura e ações complementares para estimular uso de bicicletas nas cidades

Guia de Planejamento Cicloinclusivo - ITDP Brasil

Capa do Guia lançado pelo ITDP Brasil

créditos: Reprodução

Autor: ITDP Brasil

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2017

Este guia apresenta elementos fundamentais para o planejamento cicloinclusivo, contemplando diretrizes para projetos de infraestrutura e ações complementares. O material é destinado aos técnicos, gestores, planejadores urbanos e cidadãos interessados em construir um futuro movido a pedais e à propulsão humana.

O termo cicloinclusivo, utilizado nesta publicação, é uma adaptação para o português do termo original em inglês “bike friendly”, e se refere à abordagem mais abrangente que envolve a promoção do uso da bicicleta de forma totalmente integrada ao sistema de mobilidade urbana de uma cidade. Assim, planejamento cicloinclusivo é muito mais do que construir infraestrutura cicloviária. Trata-se de transformar o ambiente urbano em um lugar seguro e confortável para pedalar.

Acompanhando a tendência mundial, as cidades brasileiras têm se deparado com um aumento impressionante no uso de automóveis: a frota circulante cresceu mais de 100% em 10 anos (de 2002 a 2012*). Em paralelo a isso, o Brasil chegou ao início do século XXI como um país urbano, com cerca de 82% da sua população vivendo em cidades.

Oferecer opções de transporte eficientes, de baixo carbono e que utilizem de forma mais racional o espaçourbano é um imperativo deste século. A prioridade de investimentos e ações nos modos de transporte ativos é estabelecida em Lei pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e resulta em benefícios diretos e indiretos para todos os habitantes. 

Cidades amigáveis ao uso da bicicleta são também melhores para os pedestres, democráticas quanto ao uso do espaço público e mais acessíveis, garantindo a todos os cidadãos o direito à cidade. A bicicleta ajuda a fortalecer laços de solidariedade e a sensação de pertencimento local, facilitando os encontros, estimulando a cidadania e possibilitando trocas e interações entre as pessoas.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário