Auditoria Cidadã 2022 da Estrutura Cicloviária de São Paulo

Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) lançou este mês a "Auditoria Cidadã 2022 da Estrutura Cicloviária de São Paulo".

Mapa com avaliações da malha cicloviária de São Pa

Mapa com avaliações da malha cicloviária de São Paulo

créditos: Reprodução/ Ciclocidade

Autor: Ciclocidade

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2022

A Auditoria Cidadã é um esforço coletivo no qual ciclistas de várias regiões se juntam para percorrer, em um curto período de tempo, toda a malha cicloviária da cidade de São Paulo e registrar aspectos relevantes relacionados a ela. 

 

Esta é a segunda vez que a associação realiza esta auditoria, sendo que a primeira edição foi divulgada em 2018. Neste ano de 2022, as vistorias focaram em observar, registrar e avaliar especificamente o estado de preservação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes, tendo como base o mapa oficial da cidade publicado e mantido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na plataforma de dados abertos Geosampa. 

 

No estudo, foram disponibilizadas 7.780 fotografias geolocalizadas ilustrando todas as estruturas encontradas nas ruas (o que inclui até mesmo algumas que haviam sido apagadas e que, com o desgaste da tinta ou do asfalto de cobertura, estão reaparecendo). Também foram mapeados os paraciclos implantados em vias públicas ou acessíveis ao público ao longo da rede cicloviária.

 

O estado atual de manutenção da malha cicloviária servirá para embasar um cronograma de manutenções, priorizando estruturas onde há maior risco de segurança para ciclistas. Já a localização dos paraciclos públicos, em especial a detecção da forte concentração em algumas áreas, ajudará a planejar formas de diversificá-los, tornando seu acesso menos desigual pelas diferentes regiões da cidade.

 

Principais resultados 

Na avaliação das estruturas de proteção, sinalização em cruzamentos, pintura e estado do pavimento, o resultado geral foi o seguinte: 81% da malha cicloviária atual encontra-se em boas condições, enquanto outros 19% exigem atenção. A parte que exige atenção é composta por:

- 12% de estruturas que precisam de manutenção, em geral, voltada para algum ou alguns dos itens específicos avaliados;

- 5% de estruturas que requerem intervenção ou requalificação imediata. São locais onde ciclistas estão em risco mesmo usando as estruturas cicloviárias, uma vez que as condições mínimas de proteção não estão sendo alcançadas. Tais estruturas exigem atenção a todos ou quase todos os itens avaliados;

- 2% de estruturas inexistentes. Neste caso estão estruturas que estão completamente apagadas (por exemplo, a ciclofaixa da Av. dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes) ou que constam no mapa oficial mas não foram implantadas ainda (por exemplo, em trechos da Av. Roberto Marinho, da Av. Inajar de Souza e no entorno da Raposo Tavares). 

Arquivos
Download
Auditoria Cidadã 2022: Estrutura Cicloviária de SP
A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) realizou e divulga a "Auditoria Cidadã 2022 da Estrutura Cicloviária de São Paulo". Resultado: 81% é a malha em boas condições e 19% as vias que exigem atenção.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário