Senado vai votar novo prazo para Planos de Mobilidade Urbana

Projeto que estende até 2018 o prazo para os municípios apresentarem seus planos será votado em regime de urgência

Notícias
 

Fonte: Agência Senado/ Mobilize  |  Autor: Iara Guimarães Altafin  |  Postado em: 30 de novembro de 2016

Plano de mobilidade permite ordenar circulação nas

Plano de mobilidade permite ordenar circulação nas cidades

créditos: Reprodução

 

Projeto que estende até 2018 o prazo para que os municípios apresentem seus Planos de Mobilidade Urbana foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado. A matéria vai ao Plenário e será votada em regime de urgência.

 

O prazo de três anos (Lei 12.587/2012) para que os municípios com mais de 20 mil habitantes apresentassem seus planos - caso contrário ficariam impedidos de receber recursos federais destinados ao setor - encerrou em 2015. 

 

Frente ao não cumprimento da obrigação por parte dos municípios, foi apresentado então o Projeto de Lei 22/2016, da Câmara, propondo a ampliação desse prazo por mais três anos.

 

"Diante as dificuldades financeiras e de mudanças de gestores no próximo ano, não temos como não prorrogar a obrigação", disse a relatora ad hoc Simone Tebet (PMDB-MS) lembrando o contexto de crise enfrentada pelos municípios. 

 

Planos 

De acordo com a legislação, os Planos de Mobilidade Urbana devem ser integrados ao Plano Diretor Municipal e contemplar serviços de transporte público coletivo, circulação viária, aspectos de acessibilidade, locais para estacionamentos e financiamento da infraestruturas.

 

A prorrogação do prazo para elaboração do plano também consta da MP 748/2016, que aguarda relatório na comissão mista, antes de seguir para votação na Câmara dos Deputados e depois no Senado. Caso o PLC 22/2016 seja aprovado no Senado e depois sancionado, a medida provisória perderá o objeto, não sendo mais necessária.

 

Leia também:

Prazo para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é ampliado 

Mobilidade urbana: o que o prefeito deve fazer? 

Cinco cidades com planos ambiciosos de mobilidade urbana

Planos de Mobilidade Urbana: prazo maior será votado nesta quarta (17) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário