VLT da Baixada Santista começa a funcionar com 14 estações

Com a entrega nesta terça (31) de 14 novas estações, é concluída a primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos, com 11,5 km

Notícias
 

Fonte: A Tribuna de Santos  |  Autor: A Tribuna de Santos  |  Postado em: 31 de janeiro de 2017

Com 14 estações, VLT de Santos (SP) já opera nesta

Com 14 estações, VLT de Santos (SP) já opera nesta quarta

créditos: EMTU / Divulgação

 

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin entregou, na manhã desta terça-feira (31), as últimas estações do Veículo Leve Sobre Trilhos para a conclusão de toda a primeira etapa do transporte metropolitano: Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, do lado de Santos, e Barreiros, do lado de São Vicente. 

 

As inaugurações integram os trechos já abertos e ligam Barreiros, em São Vicente, a Santos. Com isso, os usuários poderão percorrer, já a partir desta quarta-feira (1º), os 11,5 km entre as duas cidades.

 

''Hoje, estão sendo entregues mais oito carros do VLT, totalizando 15 veículos em operação com ar-condicionado. O Estado investiu em sistema, ferrovia, trens, estação, obras viárias entre São Vicente e Santos, um total R$ 1,4 bilhão para um transporte para 400 passageiros por trem, que substitui 7 ônibus. É elétrico e não poluente'', afirmou Alckmin, durante solenidade na Avenida Francisco Glicério.

 

O horário de funcionamento do VLT será estendido, informou Alckmin. Atualmente, ele circula das 7h às 19 horas, e, a partir de abril, será das 5h30 às 23h30.

 

Em seguida, o governador fez uma viagem de VLT entre as estações Ana Costa e Washington Luís, marcando a entrega das 15 estações entre Barreiros, em São Vicente, e Porto, em Santos.  

 

Já estavam em operação as estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Porto, em Santos. 

 

Veja uma galeria de fotos - Crédito EMTU

 

Todas as 15 estações têm ciclovia e paraciclos, e ainda um bicicletário instalado na Estação Barreiros.

 

A partir desta quarta-feira (1º), a população poderá fazer o embarque e desembarque nas 14 das 15 estações. Isso porque, na Estação Conselheiro, está sendo finalizada a implantação de sistema de segurança, que entrará em operação em fevereiro.

 

Máquinas para cartão

Além das novas estações, entrarão em funcionamento 10 máquinas de autoatendimento para o usuário comprar seu cartão e recarregar todos os tipos de cartão do BR Mobilidade. 

 

Ajustes

Na última semana, a Prefeitura de Santos pediu à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) correções e ajustes no entorno da linha do VLT entre as estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto.

 

A avaliação apontou a necessidade dos reparos para melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos pedestres, inclusive no embarque e no desembarque.

 

Segundo a EMTU, “os reparos serão efetuados dentro do período entre o termo de recebimento provisório da obra e o termo de recebimento definitivo. As correções não interferirão no início da operação entre as 15 estações do trecho Barreiros-Porto''.

 

Leia também:

Rio terá segunda linha de VLT em fevereiro 

Nas férias, VLT de João Pessoa opera com dois trens acoplados 

TCE manda suspender licitação de VLT de Petrolina (PE) 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário