Quer saber tudo sobre mobilidade a pé? Acesse o "Como Anda"

Plataforma reúne informações sobre legislação e organizações que trabalham para estimular o jeito a pé" de viver. O objetivo é melhorar a saúde das pessoas e das cidades

Notícias
 

Fonte: Como Anda / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 20 de março de 2017

Quer saber tudo sobre mobilidade a pé? Acesse o

Andar a pé: a forma mais saudável de mobilidade urbana

créditos: Arquivo Mobilize Brasil

Caminhar é a forma mais democrática, saudável, econômica e sustentável de se deslocar pelas cidades. Apesar disso, nas últimas décadas, pouco foi feito para os pedestres no Brasil e seguimos sofrendo com as condições precárias de calçadas, passagens e travessias. Embora muitas organizações busquem colocar esta importante discussão em pauta, a falta de uma visão integrada do cenário ainda é uma barreira para que o movimento ganhe força e espaço.


Basta lembrar a Campanha Calçadas do Brasil, realizada em 2012/2013 pelo Mobilize, com ampla repercussão na mídia nacional, com alta participação de ativistas de todo o Brasil, mas que gerou raríssimas ações concretas por parte dos governantes. Outro exemplo: em julho de 2013 a atriz Beatriz Segall divulgou as fotos de seu rosto bastante machucado depois de cair em uma calçada, no Rio de Janeiro. Mais ainda, em 2015 e 2016, o coletivo Corrida Amiga desenvolveu a campanha Calçada Cilada para mostrar que as armadilhas continuavam a ameaçar pedestres em todo o país.

 

Foi nesse contexto que surgiu o Como Anda - uma plataforma on-line que propõe uma rede entre os grupos que promovem a mobilidade a pé no Brasil e oferece dados inéditos e acessíveis sobre esse movimento. Ao conectar todos os atores que trabalham com o tema, o Como Anda torna-se o principal ponto de encontro daqueles que atuam por cidades caminháveis. Já são mais de 130 organizações conectadas nos quatro cantos do Brasil, atuando nas mais diversas abordagens: comunicação e informação, educação e cultura, intervenção física no espaço, legislação e políticas públicas, mobilização, pesquisa, projetos e planos.

 

As informações estão disponíveis para qualquer pessoa que queira saber mais sobre o tema ou, ainda, para grupos planejarem, potencializarem suas ações e identificarem parcerias. Através de algumas ferramentas interativas, os usuários podem explorar os resultados da pesquisa e conhecer as organizações mapeadas, buscar legislações que tratam do tema no país e entender o histórico na linha do tempo da mobilidade a pé. Todos os dados da plataforma são atualizados automaticamente, fazendo com que cada organização, ao se inscrever na rede, apareça instantaneamente nesse cenário virtual.


O relatório completo com todo o conteúdo do Como Anda está disponível on-line, no link http://comoanda.org.br/resultados/

 

Legislação
Como Anda inaugura banco de dados inédito com todos os marcos regulatórios
que influenciam a infraestrutura, governança e gestão dos espaços da mobilidade a pé no Brasil. A plataforma fornece ainda uma análise acerca das sobreposições, gargalos e oportunidades para a promoção de melhores condições aos pedestres nas cidades brasileiras.

 

Ao analisar as leis percebe-se que a prioridade ao pedestre está sempre presente nos princípios, diretrizes e objetivos, porém são escassos os dispositivos que efetivamente possam trazer resultados práticos que qualifiquem as calçadas brasileiras.

 

Algumas medidas podem contribuir para a melhoria da mobilidade a pé, como: entender as calçadas como parte do sistema viário e da rede de mobilidade urbana e ter recursos garantidos para sua manutenção; divulgação de normas para construção e reforma das calçadas de forma didática pelas municipalidades, bem como disponibilização técnicos para auxiliar nos casos especiais; sinalização semafórica que priorize o pedestre, diminuindo tempo de espera; garantia a intermodalidade nos deslocamentos, tratando da mobilidade a pé associada às redes de transporte público e demais modos de transporte nos Planos de Mobilidade; entre outros.

 

Por fim, deve ser discutida de forma ampla e participativa a questão da responsabilidade de execução e manutenção de calçadas, abordando formas de financiamento de obras e desenhos institucionais que garantam a existência de uma entidade na esfera municipal responsável por compatibilizar os diferentes projetos para a rede de mobilidade a pé, em especial quando se trata de calçadas, considerando a variedade de agentes que atuam no território.

 

Mapeamento de organizações
O tema da mobilidade a pé pode ser abordado de formas muito diversas e em distintos níveis de aprofundamento, tendo sido encontradas organizações cujo foco principal é a mobilidade a pé (27%); organizações cujo tema principal não é a mobilidade a pé, mas que têm ações importantes voltadas para o tema (30%); ou ainda organizações sem foco no tema e sem ações exclusivas, mas que tratam da mobilidade a pé sempre dentro de um contexto mais amplo (42%). Esses grupos possuem, em sua maioria, atuações nas áreas de políticas públicas (45%) e arquitetura e urbanismo (42%).

 

Do total de organizações mapeadas até agora, 78 (59%) têm sede no estado de São Paulo, sendo 72 (92% destas) com sede localizadas na Capital, o que sugere que a cidade de São Paulo lidera o movimento que promove mobilidade a pé no país. Outro ponto relevante é que a maioria (75%) das organizações mais citadas como referência no tema estão sediadas na cidade de São Paulo.

 

Os grupos são recentes: mais da metade (52%) das organizações surgiram a partir de 2013, sendo que esse número aumenta consideravelmente (76%) para as organizações cujo foco principal é a mobilidade a pé. É relevante que no ano de 2016, das 7 organizações que surgiram, 6 (86%) têm foco em mobilidade a pé. Isso indica que, cada vez mais, emergem grupos que querem atuar pelos pedestres em todo o país. Alguns fatores podem explicar esse “boom”, como as eleições de 2012, a instituição da Política Nacional de Mobilidade Urbana em 2012, as reivindicações por todo o país nas jornadas de junho de 2013, a maturidade do movimento cicloativista a partir de 2013 e, também, o programa governamental da cidade de São Paulo com enfoque nos espaços públicos e mobilidade urbana que parece ter impulsionado a atuação por outras causas menos consolidadas na mobilidade, como a mobilidade a pé.

 

Sobre o Como Anda
O projeto é desenvolvido pelas ONGs Cidade AtivaCorrida Amiga com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.
Para participar, as organizações podem responder ao questionário diretamente no site www.comoanda.org.br. As questões exploram as informações referentes à sua criação e motivações, além de dados sobre sua abordagem, recursos financeiros, comunicação, forma de atuação e parcerias.

 

Leia também:
Pé de Igualdade
Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo
Pesquisa reúne pessoas e ONGs que lutam pela mobilidade a pé

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário