Livro revela a São Paulo da mobilidade precária

Pesquisador mostra como historicamente a precariedade nos deslocamentos na cidade tornou-se de exceção à regra para toda a população. Lançamento na sexta (7) em SP

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de março de 2017

Capa do livro de Ricardo Barbosa, a ser lançado no

Capa do livro de Ricardo Barbosa, a ser lançado no dia 7/4

créditos: Divulgação

 

Na metrópole de São Paulo, os deslocamentos diários têm se dado historicamente em condições extremamente ruins, sem sinais de  de melhoras à vista...

 

Preocupado com este problema, o geógrafo Ricardo Barbosa da Silva, do Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Nupecids/Fatec), direcionou seus estudos à busca por jogar novas luzes sobre o fenômeno.

 

Agora, o resultado deste esforço de pesquisa é o livro 'Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo', publicado pela Annablume Editora/Fapesp. O lançamento será na próxima sexta-feira (7) no bar Canto Madalena, zona oeste de São Paulo.  

 

Mobilidade precária, como aponta o título, é o conceito que Ricardo Barbosa utilizou para abordar um fenômeno que, de exceção virou regra, a ponto de caracterizar todos os deslocamentos dos que vivem na cidade, sem distinção de renda ou classe social. 

 

"Por volta dos anos 1990, aquele tempo perdido no transporte público, condição antes enfrentada pelos mais pobres, tornou-se a condição geral da sociedade que passou a sofrer com mais acidentes, poluição do ar, maior vulnerabilidade no trânsito", comenta o pesquisador.       

 

Mas, como isso acontece? O trajeto histórico percorrido pelo autor revela que a mobilidade precária já ganhava impulso na década de 1930 com a emergência dos ônibus, passando pela década de 1960 com a massificação do automóvel e chegando até a década de 1990 aos dias atuais com a popularização do automóvel e da motocicleta como alternativa reiterada ao transporte público de má qualidade. 

 

O autor

Ricardo Barbosa da Silva é geógrafo e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona. 

 

Em 2015, sua tese de doutorado que deu origem a este livro foi premiada com a Menção Honrosa no "4º Prêmio Tese Destaque USP", na área de Ciências Humanas. Ele é membro fundador do Núcleo de Pesquisas Cidades Sustentáveis (Nupecids) da Fatec Tatuapé, e atualmente leciona Planejamento Urbano e Mobilidade Urbana Sustentável na Fatec.

 

Serviço

Lançamento do livro Mobilidade Precária na Metrópole de São Paulo

Onde: Bar Canto Madalena, rua Medeiros de Albuquerque, 471 , Vila Madalena, SP. 

Quando: 7/4, às 19h

Mais informações: ricardo.barsilva@fatec.sp.gov.br

 

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