Incentivo a carro elétrico é uma forma cara de reduzir poluição, diz estudo

Ao subsidiar elétricos, estudo aponta que cidades canadenses gastarão até 29 vezes o preço do mercado de carbono para cada tonelada eliminada de gases de efeito estufa

Notícias
 

Fonte: G1/ AFP  |  Autor: G1  |  Postado em: 26 de junho de 2017

Incentivos ou créditos de carbono, qual é mais efi

Incentivos ou créditos de carbono, qual é mais eficiente?

créditos: Reprodução

Subsidiar a compra de carros elétricos é uma maneira ineficiente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de acordo com um estudo do Instituto Econômico de Montreal, no Canadá. 

"É simplesmente um desperdício", disse Germain Belzile, um dos autores do estudo, que analisou os subsídios a carros elétricos oferecidos pelas duas maiores províncias do Canadá, Ontário e Quebec, que podem chegar a até um terço do preço de compra de um veículo, dependendo do modelo.

O governo de Quebec estabeleceu o objetivo de ter um milhão de veículos elétricos e híbridos em suas estradas até 2030, em comparação com os 6.000 atuais. Ontário tem o mesmo objetivo.

Nesta base, disse Belzile, as emissões de carbono cairiam cerca de 3,6% em Quebec e 2,4% em Ontário. As duas províncias disseram que pretendem reduzir as emissões de CO2 em cerca de 37% até 2030, em relação aos níveis de 1990.

Quebec está oferecendo descontos de até 8.000 dólares canadenses para a compra de novos carros híbridos elétricos ou recarregáveis - que são significativamente mais caros do que os equivalentes a gasolina - enquanto Ontário oferece um reembolso de 14.000 dólares canadenses no preço de compra.

O estudo estima que esses subsídios custam aos contribuintes 523 dólares canadenses por tonelada de gases de efeito estufa não emitidos em Ontário, e 288 dólares canadenses em Quebec.

Em comparação, um sistema de limitação e comércio de emissões para grandes poluidores em Quebec e no estado americano da Califórnia, ao que Ontário deve se juntar em breve, custa apenas 18 dólares canadenses por tonelada.

Ao subsidiar as compras de veículos elétricos, Ontário e Quebec terminam gastando até 29 vezes e 16 vezes, respectivamente, o preço do mercado de carbono para cada tonelada de gases de efeito estufa eliminada.

No Brasil, o governo federal zerou o imposto de importação para automóveis movidos a eletricidade ou hidrogênio, que tinham alíquota de 35%, mas não há nenhum tipo de incentivo na aquisição.

Leia também:

Grande SP precisa controlar emissão dos veículos a diesel

Mapa interativo mostra poluentes em SP e prova que carros são os maiores emissores

Europa planeja mobilidade do futuro. Sem combustíveis fósseis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário