Número de mortes no trânsito de SP sobe 24% em junho

Quantidade de óbitos no mês subiu de 67 em 2016 para 83 em 2017, segundo dados do governo estadual, com base nos boletins de ocorrência registrados nos períodos

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Will Soares  |  Postado em: 19 de julho de 2017

Acidente com moto bloqueia duas faixas da Marginal

Acidente com moto bloqueia duas faixas da Marginal Pinheiros

créditos: Reprodução/TV Globo

O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo cresceu 23,8% no último mês de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento do Infosiga, banco de dados do governo estadual. Enquanto em 2016 foram registrados 67 óbitos, em 2017 esse número subiu para 83.

Segundo o balanço, a grande maioria dos mortos em ruas e avenidas da capital no mês passado é composta por homens. Foram 70 vítimas do sexo masculino contra apenas 13 do feminino. Mais de 30% das vítimas que tiveram a idade revelada tinham entre 18 e 29 anos.

Os dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública com base em boletins de ocorrência também apontam que a maior parte dos acidentes com vítimas fatais aconteceu durante o período noturno: 54% das mortes ocorreram depois das 18h.

Vítimas 

Assim como registrado pelo Infosiga em todos os meses do ano até aqui, os pedestres foram as principais vítimas do trânsito na capital paulista em junho. Ao menos 32 pessoas morreram durante deslocamentos a pé pela cidade. Ou seja, quase 40% do total de óbitos.

Os motociclistas aparecem logo em seguida na lista dos mais vulneráveis: foram 31 óbitos no último mês. O índice representa uma alta de 55% em relação ao registrado no mesmo período de 2016. Outro meio de locomoção de duas rodas, a bicicleta, teve quatro vítimas fatais em junho – quatro vezes o computado nos 30 dias do ano passado.

Já o número de mortes envolvendo ocupantes de automóveis caiu de 12 para 8 na comparação entre junho de 2016 e 2017. Pelo menos três dos 83 mortos restantes estavam a bordo de um ônibus, e um deles dirigia um caminhão. Algumas ocorrências não tiveram o tipo ou meio de locomoção da vítima especificados pelo Infosiga. 

Com a alta de quase 24% registrada neste mês, a quantidade de mortes no trânsito paulistano passa a apresentar alta no acumulado do ano. No primeiro semestre de 2017, foram 482 óbitos frente a 476 ocorridos nos seis primeiros meses de 2016.

Leia também:
Acidentes de trânsito em SP matam bem mais do que o divulgado
Pelo quarto mês seguido, aumentam as mortes no trânsito em SP
Prefeito de São Paulo sanciona Estatuto do Pedestre
"Cometas" respeitam pedestres e ciclistas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário