Aprovado o plano de mobilidade por bicicleta de BH

PlanBici, que orienta ações de promoção da bicicleta na capital mineira até 2020, foi elaborado pelos ciclistas e aprovado nesta terça (18) pelo prefeito Alexandre Kalil

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ BH em Ciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2017

Plano traz diretrizes para promover uso da bicicle

Plano traz diretrizes para promover uso da bicicleta em BH

créditos: BH em Ciclo

Foi aprovado nesta terça-feira (18) pelo prefeito Alexandre Kalil o plano de mobilidade urbana por bicicleta de BH, durante reunião realizada entre os ciclistas da BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte) e o gestor municipal. O "Plan Bici", projeto desenvolvido pelos cicloativistas para a promoção do modal no longo prazo, orientou o documento, cuja proposta é ampliar para 2% a participação das viagens feitas em bicicleta na capital até 2020 (hoje são 0,4%).

As ações previstas contemplam desde medidas estruturais (como recapeamento e implantação de ciclovias), até as educacionais, que visam a um compartilhamento de vias mais respeitoso e seguro entre automóveis e bicicletas, entre outras. Ao final da apresentação, Kalil aprovou o plano e finalizou dizendo que “a bicicleta é o transporte do futuro”, para justificar a aposta no investimento.

 

Reunião com ciclistas e prefeito que aprovou o Plano de Mobilidade por Bicicleta de BH. Foto: BH em Ciclo

PlanBici

Em meados de maio, a BH em Ciclo levou ao prefeito diversas demandas ligadas à bicicleta, como parte da mobilidade urbana da capital mineira. A resposta de Kalil, simples e direta, foi: “em 60 dias me entreguem um plano, com estimativa de custo e prazo, para a bicicleta na cidade. Aí a gente debate”.

A Associação topou o desafio de construir o plano no curto período solicitado, trazendo para a tarefa outras entidades como a BHTrans, Sudecap, Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Meio Ambiente, Serttel, representantes da Câmara Municipal e diversas pessoas interessadas no tema. Ao todo, foram dezenas de pessoas envolvidas e um total de mais de 100 horas de trabalho voluntário, além de inúmeras reuniões presenciais, conta a Associação.

Segundo Amanda Corradi, integrante da BH em Ciclo, "o Plano, em suas diretrizes, objetivos e ações, dialoga e aprofunda, com detalhes ricos e estruturados tecnicamente, com o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte - PlanMobBH, com as demandas da campanha Bicicleta nas Eleições e #D1Passo - realizadas durante as eleições de 2016 -, com o programa de governo do então candidato Kalil e, também, com a Política Nacional de Mobilidade Urbana".

Em breve, o PlanBici será apresentado publicamente e, por ora, as notícias a respeito podem ser acompanhadas por meio do site da BH em Ciclo

Leia também:
Justiça determina a ampliação da largura das ciclovias de BH
Projetos de Melhoria da Mobilidade Urbana BH
Campanha #D1Passo, em BH, faz debate entre candidatos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário