Teresina: Idosos só poderão entrar em coletivo com cartão eletrônico

A partir de janeiro de 2012, pessoas acima de 65 anos terão que utilizar o cartão eletrônico para ter direito à gratuidade

Notícias
 

 |  Autor: CidadeVerde.com  |  Postado em: 30 de novembro de 2011

Teresina

Teresina

créditos: fortalbus.com

A partir do dia 31 de janeiro de 2012 pessoas acima de 65 anos, que possuem direito a gratuidade no transporte público de Teresina, só terão o benefício por meio de um cartão eletrônico de gratuidade. A determinação consta em portaria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - Strans - deste mês e foi instituída para definir melhor o percentual de idosos que transitam livremente nos veículos.


"No momento em que a gente está botando um cartão é para que a gente possa quantificar. É importante para questão de planilha", explica Alzenir Porto, superintendente da Strans. Estima-se que 16% dos usuários de transporte público na capital (113 mil entre 7,1 milhões por mês) sejam idosos com direito a gratuidade. Os valores não pagos por usuários são repassados para a tarifa, que este ano foi motivo de polêmica e alvo de protestos no início de setembro.


O cartão será emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social - Semtcas. No entanto, a segunda via, se necessária posteriormente, será cobrada.


A secretária Graça Amorim estima começar o cadastro dos idosos em dezembro. "Já fizemos a licitação, contratamos a empresa e estamos formatando os cartões para validá-los junto ao Setut (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Teresina)", informa. Segundo ela, será instalado um posto do Setut na Semtcas para que os aposentados levem sua documentação e façam o novo cartão.


Graça Amorim também comenta que o cartão eletrônico será um benefício para os idosos. De acordo com a secretária, a substituição da carteira de papel possibilitará aos aposentados passarem a catraca e ocuparem outros assentos dos veículos.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário