Santos planeja terminal intermodal de barcas

Novo plano diretor da cidade portuária prevê integração com políticas de mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: A Tribuna de Santos / Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de agosto de 2017

Atual terminal de barcas entre Santos e Vicente de

Atual terminal de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho

créditos: Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Santos (SP) está desenvolvendo um novo Plano Diretor para o município que ampliará o Centro da cidade e trará novas formas de mobilidade urbana. Os bairros Chinês, Valongo, Centro, Vila Nova e Paquetá e Vila Mathias formarão a nova região central, segundo os planos do  secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Júlio Eduardo dos Santos, ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades.

As maiores intervenções ocorrerão na região central, ao longo do cais do porto, área que receberá a extensão do VLT Santos-São Vicente. Uma das propostas prevê a construção de um terminal intermodal de transportes, de forma a integrar as linhas de ônibus, VLT e barcas de passageiros que cruzam o canal do porto em direção ao bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá. 

Em entrevista ao jornal Tribuna de Santos, o secretário sugeriu que esse terminal seja instalado em um terreno que está à disposição da Justiça Federal, na Praça da República, no centro histórico da cidade.

Poluição visual
Uma das sugestões da Sedurb é que o Plano Diretor deixe registrada a necessidade da criação do Plano de Embutimento da Fiação Aérea. “A partir do momento que você obriga, as concessionárias têm que atender. Hoje, a situação é muito fácil. Essas fiações criam muita poluição visual”, diz o secretário. 

Com isso, a Prefeitura quer normatizar e mapear tudo o que existe na mão das concessionárias. Na avaliação da própria Sedurb, essa é uma área em que Administração Municipal pouco avançou — esperava-se a implantação de fiação embutida na Rua Frei Caneca, no Centro. O plano, no entanto, nunca saiu do papel. 

Leia também:
VLT de Santos cai no gosto dos usuários e amplia horário
Política e direito na mobilidade urbana do município de Santos
Calçadas padronizadas em Santos (SP) voltam a debate na Câmara


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário