ITDP lança guia para cidades "cicloinclusivas"

Publicação oferece o caminho para a construção de cidades amigas da bicicleta. O download é gratuito

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ ITDP Brasil  |  Autor: Da Redação/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de agosto de 2017

São Paulo: ciclovia na estação Marechal Deodoro do

São Paulo: ciclovia na estação Marechal Deodoro do metrô

créditos: Reprodução: Danielle Hoppe/ITDP Brasil

O ITDP Brasil acaba de lançar a nova e interessante publicação Guia de Planejamento Cicloinclusivo, um manual voltado especialmente a gestores públicos e formadores de opinião para oferecer dicas de como estimular o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável no ambiente urbano. 

Concebida pela equipe brasileira do instituto, a publicação toma desde a terminologia usada (que em si traz alguns preconceitos contra os modos ativos, como a caminhada e a bicicleta), avança na discussão da Política Nacional de Mobilidade e discute os vários perfis de ciclistas que circulam nas cidades. Mostra também os vários tipos de bicicletas (e triciclos) hoje existentes e suas finalidades.

O foco central, porém, está no capítulo 3  - Como tornar uma cidade cicloinclusiva  - que delineia itens como o compartilhamento das vias, a criação de redes cicloviárias, o desestímulo ao uso do automóvel e a criação de sistemas de bicicletas compartilhadas, além de apontar a necessidade de integrar a bicicleta aos outros modos de transporte urbano. 

Daí por diante, são dois capítulos dedicados ao planejamento, desenho e projetos executivos de toda a infraestrutura de apoio ao uso das bikes no meio urbano.

Trata-se de um guia de leitura indispensável, que pode ser baixado gratuitamente no site do ITDP ou no Mobilize

Leia também:
Bicicleta nos Planos
Aprovado o plano de mobilidade por bicicleta de BH
Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário

Enquetes
Enquete Você deixaria o carro em casa, e até o transporte público, se as calçadas de sua cidade fossem melhores para caminhar?