São Carlos (SP): abaixo-assinado contra o fim de um calçadão

Prefeitura e comerciantes querem reabrir via a veículos motorizados. Cidadãos protestam e Câmara propõe Consulta Pública

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Genos Consultoria  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de junho de 2018

Trecho do calçadão que poderá ser aberto a veículo

Trecho do calçadão que poderá ser aberto a veículos

créditos: Maurício Duch / São Carlos em Rede

Cidadãos e organizações da cidade de São Carlos (SP) iniciaram um abaixo-assinado contra a decisão da prefeitura local de abrir ao tráfego uma via exclusiva de pedestres, o Calçadão General Osório, no Centro da cidade. O projeto foi apresentado no final de maio pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, em reunião com lideranças do comércio local. A proposta prevê o início de obras em duas semanas.

 

No encontro, o secretário explicou que a ideia é transformar o calçadão em uma via compartilhada, permitindo que as pessoas cheguem ao local com carros e motocicletas. “Não vamos fazer a abertura do calçadão, vamos fazer a transformação do calçadão em boulevard, transformar em via compartilhada em uma “shared street”, disse Coca Ferraz. O projeto também prevê a liberação ao trânsito de uma praça central, com a criação de 70 vagas de estacionamento.

 

Polêmica, a proposta também levou a Câmara Municipal a aprovar ontem (5) uma Consulta Pública sobre o projeto. A consulta será publicada no site da Câmara.

 

Contra a Política de Mobilidade
Para as organizações que se posicionam contra a obra, a reabertura do calçadão a veículos motorizados "vai em total desacordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a qual garante a preferência e a segurança do pedestre em relação a outros meios de locomoção.  

"Urbanisticamente, é preocupante a situação de abertura da via para carros e fechamento para pedestres, haverá uma perda significativa na dinâmica de fluxos de pedestres pela região ao mesmo tempo em que contribui para o uso prolongado de carros no Centro, região já saturada de veículos e propensa à congestionamentos. A qualidade paisagística do calçadão é perdida como local de encontro e descanso, tira a dinâmica do comércio informal ali presente, além da perda da particularidade atribuída pela caminhabilidade exclusiva da via, em outras palavras, perde-se a característica única do trecho da rua General Osório", diz o texto do abaixo-assinado.

 

Segundo o documento, as assinaturas coletadas serão utilizadas para a abertura de Ação Civil Pública no Ministério Público Estadual referente a "danos morais e patrimoniais causados ao meio ambiente; ao interesse difuso ou coletivo; ao valor turístico e paisagístico; à ordem urbanística; e ao patrimônio público e social que a abertura do calçadão...causará aos cidadãos são-carlenses".

 

Para ler (e assinar) o documento, acesse a plataforma Change 


Leia também:

Pedestres não são prioridade, mostram mortes no trânsito

Estatuto do Pedestre: Oportunidades e Desafios

Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário