Fotografe as 'mensagens' que a cidade manda aos caminhantes

Essa a proposta da campanha #acidademedisse, que começa hoje (18) e antecipa as atividades da Semana do Caminhar, em agosto. Participe, publique suas fotos nas redes!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ SampaPé!  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de julho de 2018

Campanha #acidademedisse propõe fotos durante cami

Campanha #acidademedisse propõe fotos durante caminhadas

créditos: SampaPé

 

Começa hoje (18) a campanha #acidademedisse, iniciativa da Ong SampaPé! que convida cidadãos e cidadãs de todo o país a compartilhar nas redes fotos mostrando como o ambiente urbano se comunica com quem caminha. A ação faz parte das atividades da Semana do Caminhar 2018, que acontece entre os dias 5 a 11 de agosto. 

 

A proposta é que as pessoas fiquem de olho nos seus trajetos diários e busquem responder, por meio das imagens clicadas, à seguinte questão: "Que mensagens nos são ditas ao andar a pé?". 

 

Quer exemplos? Placas de sinalização, placas de rua, pixos, grafites e outras artes urbanas capturadas nas imagens. Tudo aquilo que sensibilizar e fizer sentido ao caminhante, vale. Quer dizer, todas as formas pelas quais a cidade se comunica conosco cotidianamente. Depois, as fotos deverão compor uma exposição para ajudar a despertar a atenção da sociedade para o tema. Veja abaixo como incluir suas imagens:

 

 

Semana do Caminhar 2018

Entre os dias 5 a 11 de agosto será realizada a segunda edição da Semana do Caminhar, inspirada no Dia Mundial do Pedestre. A data é celebrada em 8 de agosto, dia em que os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road em Londres em 1969. Organizado pelo SampaPé!, reúne atividades de várias organizações com o objetivo de chamar a atenção para o caminhar nas cidades.

 

O tema desta Semana é “Poder Caminhar”, já que mesmo sendo essa a forma mais elementar de estar no espaço público, o andar a pé muitas vezes nos é negado ou expõe os caminhantes a riscos, o que torna essa escolha um ato político. 

 

Durante a Semana do Caminhar 2018 vários grupos promoverão atividades que estimulem a mobilidade ativa, tais como mostras de filmes, debates, caminhadas, intervenções no espaço público, exposições e outras maneiras que celebrem o ato de andar a pé pelas ruas. 

 

Organizações de todos os cantos do país estão convidadas a participar do evento, e a promover atividades que precisam ser cadastradas no calendário divulgado pelo SampaPé no link da Semana.  

 

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@sampape.org


 

Leia também:
Desventuras do Caminhar – Dia Mundial do Pedestre
OAB vai discutir calçadas em São Paulo
Como os sinais de trânsito priorizam os carros e desencorajam o caminhar
Prefeitura de Florianópolis lança manual de desenho das calçadas
Como são os caminhos que você percorre?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário