Um VLT na Grande São Paulo, sugere a CPTM

Estudo sugere conexão sobre trilhos na ligação entre Guarulhos e cidades do ABCD. Mas, atenção: a linha já havia sido anunciada em 2012 pelo governo do estado

Notícias
 

Fonte: Guarulhos Hoje/Edição Mobilize  |  Autor: Guarulhos Hoje/Edição Mobilize  |  Postado em: 27 de julho de 2018

VLT, uma opção para ligação Guarulhos-ABC?

VLT, uma opção para ligação Guarulhos-ABC?

créditos: Projeto de estação do VLT de Cuiabá (2009)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo, anunciou nesta semana a retomada de um "estudo funcional" para  uma ligação entre a região do ABCD e Guarulhos, o que seria uma terceira conexão norte-sul no sistema de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo. A novidade seria a adoção de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na nova linha. A informação foi divulgada pelo jornal "Guarulhos Hoje" e confirmada pela empresa.

O estudo não traz detalhes sobre o número e local das estações, que "serão definidos no desenvolvimento dos projetos básico e executivo, sem prazo de execução", segundo o jornal. A futura Linha-14 Ônix também não tem orçamento definido. Em Guarulhos, a estação estaria localizada no Conjunto Cecap, perto do Aeroporto de Cumbica e em conexão com a Linha 13-Jade, em início de operação. 

Segundo a matéria, a opção pelo VLT traria menos ruído e poluição atmosférica à região, além de ser uma infraestrutura mais leve, se comparada à dos trens. Mas, simultaneamente, outra empresa do governo paulista, a EMTU, também está desenvolvendo o projeto de um corredor de ônibus entre a região de São Mateus e Guarulhos, com cerca de 22 km de extensão.

Projeto antigo
No entanto, a notícia pode ser apenas uma peça de propaganda eleitoral. Em 2012, o Mobilize já havia publicado o traçado definido pela CPTM para a tal linha de VLTs Guarulhos-ABC. A matéria (clique e leia) trazia detalhes de traçado, estações e, inclusive, das negociações com os governos municipais. 

 

Leia também:
Em 2014: SP: Guarulhos só terá metrô a partir de 2018, diz Alckmin
Em 2015: Governo revê cronograma e metrô até Guarulhos fica para 2020
Em 2012: SP: Sem metrô, Guarulhos faz projeto para trem urbano


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário