Ministério das Cidades assina acordo para redução de mortes no trânsito

Acordo de parceria foi assinado hoje (23) entre governo e Instituto Tellus para implementar plano de redução em 50% até 2028 do índice de mortalidade no trânsito no país

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Min. das Cidades  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de julho de 2018

Segurança viária: plano visa a reduzir mortes no t

Segurança viária: plano visa a reduzir mortes no trânsito

créditos: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), assinou na manhã desta segunda-feira (30), com o Instituto Tellus (organização da sociedade civil), a minuta do acordo de cooperação técnica para implementar o  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). 

Criado em janeiro de 2018, o Pnatrans surge para atuar na segunda maior causa de morte externa no Brasil (40.000 mortes/ano): os acidentes de trânsito. O objetivo do plano é reduzir esse índice pela metade (50%), no período de dez anos (até 2028). 

Entre as medidas a serem implementadas constam o diagnóstico nacional das fontes de dados de segurança viária. A meta é mapear as informações disponíveis em bases de dados de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais, unificando-as  em um sistema próprio. 

Participaram da assinatura de celebração do acordo o presidente Federação Internacional do Automóvel (FIA) e enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Segurança Viária, Jean Todt, e o piloto Felipe Massa, embaixador da FIA para Segurança Viária. Apoia a iniciativa a Cervejaria Ambev, que promete atuar em favor do trânsito seguro e pelo consumo consciente de bebidas alcoólicas.

Leia também:
Botucatu (SP) é destaque internacional na redução de acidentes de trânsito
Ciclovias em mau estado ameaçam segurança de quem pedala no DF
Por que nosso trânsito é tão violento?
Comissão do Senado discute segurança para ciclistas e pedestres
Mais da metade dos feridos no trânsito brasileiro são motociclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário