Uberlândia (MG) terá frota de ônibus elétricos a bateria

Oito ônibus 100% elétricos BYD D9A foram adquiridos e estão sendo fabricados em Campinas para entrar em operação na cidade mineira dentro de aproximadamente três meses

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ BYD Brasil (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de agosto de 2018

Novos ônibus elétricos BYD vão circular em Uberlân

Novos ônibus elétricos BYD vão circular em Uberlândia

créditos: Divulgação BYD

A Prefeitura de Uberlândia (MG) formalizou nesta terça-feira (28) a compra, por parte de uma das concessionárias do serviço de transporte público, de oito ônibus 100% elétricos da BYD. A iniciativa faz parte do projeto de substituição gradativa da frota abastecida por combustível fóssil do Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade.  

Os ônibus BYD D9A, adquiridos pela empresa São Miguel, estão sendo produzidos na fábrica da multinacional chinesa em Campinas (SP), com previsão de entrega para 90 dias. O chassis 100% elétrico, desenvolvido para aplicação urbana e rodoviária para carrocerias com até 13,2 m de comprimento modelo piso alto, tem suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto aos passageiros.

Segundo o representante da área de vendas da BYD, Vagner Rigon, “ o tempo de recarga completa na garagem é de aproximadamente quatro horas e, em média, dependendo das condições operacionais, a autonomia das baterias é em torno de 300 km.” A São Miguel pretende construir, em parceria com a BYD, uma planta de painéis fotovoltaicos para garantir o abastecimento dos ônibus, afirmou Rigon.

Menos poluentes 

De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz, em média, cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de Óxidos de Nitrogênio (NOx) e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública. Esses valores se referem à comparação coms ônibus diesel novos, padrão Euro 5, com rodagem média de 6 mil km/mês.

Leia também:
Monotrilho em Salvador integra ação mundial da BYD
Bikes compartilhadas agora são de graça em Uberlândia (MG)
Uberlândia (MG) receberá projeto-piloto de mobilidade urbana
Ônibus elétricos crescerão mais do que carros, prevê Bloomberg
Ônibus "limpos", mas em prazos possíveis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário