SP lança edital para patinetes compartilhados

Chamamento público foi divulgado neste sábado (2) pela Prefeitura. O objetivo é regular a operação dos patinetes elétricos que já circulam em áreas restritas da cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/DOM  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2019

Patinetes da Scoo na avenida Paulista

Patinetes da Scoo na avenida Paulista

créditos: Foto: André Porto / Metro

Publicado ontem (2) no Diário Oficial do Município de São Paulo, um  Chamamento Público abriu a temporada de inscrições para empresas e serviços de compartilhamento de patinetes elétricos.

 

O objetivo, segundo a prefeitura, é regulamentar a oferta desses serviços, como uma opção adicional de transporte urbano na cidade, "em consonância com o plano cicloviário do município". Segundo o edital publicado, as empresas interessadas em oferecer esses serviços devem apresentar os envelopes com a documentação na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Transportes (SMT) até o dia 18 de fevereiro às 10 h. A SMT fica na rua Barão de Itapetininga, nº 18, no Centro. 

Desde 2018 algumas empresas  - Scoo, Yellow e Grin  - começaram a colocar seus patinetes nas ruas da cidade, em especial na área entre as avenidas Paulista e Faria Lima, entre as zonas Sul e Oeste da cidade. Uma das metas do Chamamento Público é estender esse serviço a outras regiões da capital, nas proximidades de terminais de ônibus, estações de trens e metrôs, como forma de completar viagens entre esses terminais e os centros de atração pública.

 

Outro problema é a segurança dos usuários e de pedestres. Como em várias cidades do mundo, a chegada dos patinetes, sem a regulamentação específica, trouxe uma série de dúvidas quanto aos locais de estacionamento e especialmente em relação à convivência e possíveis ameaças a pedestres, ciclistas e automóveis.

 

Leia também:
Yellow já oferece patinetes elétricos em SP
Yellow e Grin juntas: o casamento da bike com o patinete
Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
São Paulo pretende proibir patinetes elétricos nas calçadas
Petrobras e Tembici lançam patinetes elétricos no Rio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário